Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é lembrado com apresentações artísticas em Curitiba
Evento aberto ao público acontece nesta sexta, dia 08 de dezembro
Assuntos relacionados à promoção e inclusão de pessoas com deficiência têm sido mais debatidos devido à evolução de políticas públicas nacionais e internacionais e aos números representativos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo pesquisa, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de deficiência e desses, 45 milhões, só no Brasil.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é 03 de dezembro, mas o Centro Universitário Internacional Uninter em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região e o Instituto Paranaense de Cegos (IPC) realizam no dia 08, sexta-feira, um evento especial para marcar a data, com apresentações artísticas e culturais.
“A data foi instituída pela ONU e é um motivo para festejar essa e outras conquistas, de quem luta incansavelmente pela inclusão educacional e social”, explica Leomar Marchesini, coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE), da Uninter.
As apresentações começam às 13h30, com a dançarina Luciana do Rocio que tem Síndrome de Rett, seguido do baterista Bruno Passos Schneider, que tem Síndrome de Willians. O Coral Vozes de Angola, composto por angolanos cegos, e o poeta Marcio Taniguti, que tem paralisia cerebral, também estão na programação. Para fechar o dia, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro juiz cego do país e também idealizador do evento, vai fazer um número de voz e violão. Ao mesmo tempo, haverá exposição de artes plásticas de pessoas com deficiência, com telas, esculturas e mosaicos.
O encontro cultural é gratuito e aberto ao público, e será realizado no auditório do TRT 9ª Região na Rua Vicente Machado, 400. Mais informações no SIANEE, pelo telefone 41 2102 3372.
Serviço
Comemoração Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Quando: dia 08 de dezembro, sexta-feira. A partir das 13h30.
Entrada gratuita e aberta ao público
Onde: Auditório do TRT 9ª Região – Rua Vicente Machado, 400.
Mais informações no SIANEE, pelo telefone 41 2102 3372.