Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Dicas de como ter uma gestação saudável e confortável

Evitar atividades físicas e ter uma nutrição equilibrada são fatores determinantes na gravidez

A gestação é um dos momentos mais paradoxais da maternidade. Ao mesmo tempo que as mulheres estão felizes com as perspectivas de gerar uma nova vida, estar grávida é uma tensão constante – e muito por causa da saúde dos dois envolvidos neste processo.

O corpo é a parte principal neste momento. É através dele que podemos observar quais cuidados as mães têm que tomar, redobrar ou apenas relaxar. Por exemplo, nos primeiros três meses de gestação, a barriga estufada não se dá por causa do aguardado momento do barrigão, mas porque os gases começam a ser mais intensos, devido a desaceleração da digestão.

Isso ocorre por causa da alta produção do hormônio da gravidez, a progesterona. Ela é responsável por preparar o útero para a chegada do bebê, mas como efeito colateral produz uma série de modificações no corpo da mulher. Por causa dela, outro exemplo, a pressão cai um pouco, ocasionando muito sono. Nos piores dias, enjoo ou sensação de desmaio.

A forma como as gestantes e seu ciclo de apoio lidam com esses primeiros momentos é fundamental para todo o desenvolvimento da gravidez, e contornar essas dificuldades iniciais requer muita energia. Por isso, a família e os amigos precisam tomar alguns cuidados para que mamãe e neném passem por esse período da forma mais confortável possível.

Pensando nisso, listamos alguns cuidados que o ciclo de apoio deve tomar:

Acompanhamento médico

Encontrar um(a) obstetra é o conselho mais óbvio possível. Mas é imprescindível. Esse e uma equipe de outros especialistas consultados de forma constante é a chave para ter uma gestação confortável. Lembremos que o corpo é a nossa principal ferramenta, e ter ele da melhor forma possível é determinante para o desenvolvimento do bebê.

Nutrição

Não precisamos ser rígidas, afinal alguns momentos são de puro estresse. Um chocolate ou qualquer outra válvula de escape é importante. E é isso que o nutricionista vai tentar balancear: refeições nutritivas e aquelas que servem só para satisfazer nosso espírito.

Repouso

É preciso saber respeitar os limites do corpo, afinal ele está mantendo duas pessoas, uma delas em desenvolvimento. Repouso total só é bem-vindo quando a gestante está acometida por qualquer doença. Se não, é importante entrar no regime de repouso parcial. Ou seja, as tarefas de casa estão proibidas, sobretudo quando envolvem peso. Mas toda atividade lúdica, como assistir a algum filme ou série, desenhar ou pintar, enfim, todas essas atividades são essenciais, somadas com o repouso.

Escadas

As escadas são uma dúvida frequente, e sua resposta faz sentido para uma série de outras atividades. No primeiro trimestre de gestação, algumas atividades devem começar a ser deixadas de lado. Aquela subidinha na escada de alumínio para alcançar um edredom na prateleira de cima? Deixe alguém fazer por você.

No começo da gravidez, enjoos e sensações de desmaio podem ser frequentes por causa dos altos índices de progesterona. Por isso, não é aconselhável estar em cima de qualquer degrau. Quando esses níveis deste hormônio começam a baixar, este tipo de atividade passa a ser terminantemente proibida: com a chegada do barrigão, o centro de gravidade do corpo se altera, e desequilíbrios podem ser frequentes.

Tarefas e afazeres cotidianos precisam ser avaliados com o passar do tempo. Caminhadas, exercícios físicos, longas esperas, etc. Esses momentos precisam ser assistidos, ou seja, sempre em companhia e com autorização médica.

Animais de estimação

Não é contraindicado ter animais de estimação. Pelo contrário, as reações que os pets têm com a gravidez são hilárias e muito carinhosas. Mas algumas cautelas são importantes: ele precisa estar vacinado, não ter contato com animais de rua e, quando doentes por algum tipo de vírus, bactéria ou protozoário, o melhor a se fazer é isolar e tratar a doença.

Créditos:iStock

Posts Relacionados

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

Fazzenda Park Resort conquista Selo Blue World por práticas sustentáveis de economia de água

Veja como participar de exposição em homenagem ao Dia do Fotógrafo, em Florianópolis

Papai Noel chega na Praia Brava nesta sexta-feira com a “Magia do Polo Norte”

Mercato Lagotto by Nicolini inaugura em Balneário Camboriú

Grupo Cena 11 volta aos palcos de Florianópolis com o espetáculo “Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza: Procedimento 01”

Black Friday no Balneário Shopping tem descontos de até 70% e abre temporada de compras de final de ano

Jurerê OPEN abre a temporada de Natal com espetáculo infantil e chegada do Papai Noel

Zoom 80’s Club abrirá de quinta a domingo, nesta semana!

Projeto Menina Percussão promove oficina gratuita no Rio Tavares, em Florianópolis