Evitar atividades físicas e ter uma nutrição equilibrada são fatores determinantes na gravidez
A gestação é um dos momentos mais paradoxais da maternidade. Ao mesmo tempo que as mulheres estão felizes com as perspectivas de gerar uma nova vida, estar grávida é uma tensão constante – e muito por causa da saúde dos dois envolvidos neste processo.
O corpo é a parte principal neste momento. É através dele que podemos observar quais cuidados as mães têm que tomar, redobrar ou apenas relaxar. Por exemplo, nos primeiros três meses de gestação, a barriga estufada não se dá por causa do aguardado momento do barrigão, mas porque os gases começam a ser mais intensos, devido a desaceleração da digestão.
Isso ocorre por causa da alta produção do hormônio da gravidez, a progesterona. Ela é responsável por preparar o útero para a chegada do bebê, mas como efeito colateral produz uma série de modificações no corpo da mulher. Por causa dela, outro exemplo, a pressão cai um pouco, ocasionando muito sono. Nos piores dias, enjoo ou sensação de desmaio.
A forma como as gestantes e seu ciclo de apoio lidam com esses primeiros momentos é fundamental para todo o desenvolvimento da gravidez, e contornar essas dificuldades iniciais requer muita energia. Por isso, a família e os amigos precisam tomar alguns cuidados para que mamãe e neném passem por esse período da forma mais confortável possível.
Pensando nisso, listamos alguns cuidados que o ciclo de apoio deve tomar:
Acompanhamento médico
Encontrar um(a) obstetra é o conselho mais óbvio possível. Mas é imprescindível. Esse e uma equipe de outros especialistas consultados de forma constante é a chave para ter uma gestação confortável. Lembremos que o corpo é a nossa principal ferramenta, e ter ele da melhor forma possível é determinante para o desenvolvimento do bebê.
Nutrição
Não precisamos ser rígidas, afinal alguns momentos são de puro estresse. Um chocolate ou qualquer outra válvula de escape é importante. E é isso que o nutricionista vai tentar balancear: refeições nutritivas e aquelas que servem só para satisfazer nosso espírito.
Repouso
É preciso saber respeitar os limites do corpo, afinal ele está mantendo duas pessoas, uma delas em desenvolvimento. Repouso total só é bem-vindo quando a gestante está acometida por qualquer doença. Se não, é importante entrar no regime de repouso parcial. Ou seja, as tarefas de casa estão proibidas, sobretudo quando envolvem peso. Mas toda atividade lúdica, como assistir a algum filme ou série, desenhar ou pintar, enfim, todas essas atividades são essenciais, somadas com o repouso.
Escadas
As escadas são uma dúvida frequente, e sua resposta faz sentido para uma série de outras atividades. No primeiro trimestre de gestação, algumas atividades devem começar a ser deixadas de lado. Aquela subidinha na escada de alumínio para alcançar um edredom na prateleira de cima? Deixe alguém fazer por você.
No começo da gravidez, enjoos e sensações de desmaio podem ser frequentes por causa dos altos índices de progesterona. Por isso, não é aconselhável estar em cima de qualquer degrau. Quando esses níveis deste hormônio começam a baixar, este tipo de atividade passa a ser terminantemente proibida: com a chegada do barrigão, o centro de gravidade do corpo se altera, e desequilíbrios podem ser frequentes.
Tarefas e afazeres cotidianos precisam ser avaliados com o passar do tempo. Caminhadas, exercícios físicos, longas esperas, etc. Esses momentos precisam ser assistidos, ou seja, sempre em companhia e com autorização médica.
Animais de estimação
Não é contraindicado ter animais de estimação. Pelo contrário, as reações que os pets têm com a gravidez são hilárias e muito carinhosas. Mas algumas cautelas são importantes: ele precisa estar vacinado, não ter contato com animais de rua e, quando doentes por algum tipo de vírus, bactéria ou protozoário, o melhor a se fazer é isolar e tratar a doença.
Créditos:iStock