Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Diretores da rede estadual de educação recebem livro “Gestão Democrática da Educação”

Diretores da rede estadual de educação recebem livro “Gestão Democrática da Educação”

Diretores das escolas da rede estadual de educação receberam a publicação “Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola”. A entrega foi realizada na última semana durante uma capacitação. O livro foi elaborado pelo Movimento Santa Catarina pela Educação em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. O objetivo é indicar diretrizes operacionais para a gestão democrática da educação, com abordagem da administração dos sistemas de ensino e com enfoque principal na educação básica.

gerente técnico de Educação e Tecnologia do SENAI, Almeri Dedonatto, enfatizou que essa é uma ação do Movimento Santa Catarina Pela Educação para fortalecer a gestão escolar, uma das temáticas centrais do Movimento. “A intenção é promover a gestão mais eficiente em várias dimensões, não apenas a pedagógica, mas também no âmbito contábil, tecnológico, de infraestrutura, entre outros”. A publicação traz também a base legal sobre os planos nacional, estaduais e municipais de educação. “Paralelo ao livro existe um instrumento de autoavaliação que está disponível no site do Movimento”, acrescentou Dedonatto. No encontro, os diretores também foram incentivados a participar do Prêmio Gestão Escolar 2017.

De acordo com a gerente regional de educação da ADR Chapecó, Maria de Lurdes Seben, a publicação contribuirá no trabalho que já é desenvolvido. “Os gestores estão participando de uma formação de 200 horas. O livro tem vários exemplos e veio para somar com os projetos que realizamos nas unidades escolares”, realçou.

A publicação “Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola” está estruturado em três partes: gestão democrática, instrumento de autoavaliação na prática e resultados obtidos. Apresenta embasamento legal dos planos nacional, estadual e municipal de educação, além de estratégias e instrumentos de gestão para auxiliar os gestores a atingir as metas estabelecidas no seu planejamento na expectativa de promover a melhoria da qualidade da educação.

A ação está acontecendo em todo o Estado de Santa Catarina com envolvimento das escolas municipais e estaduais. Em Chapecó, os gestores das escolas municipais receberam o livro em julho.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

 

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer