São Paulo, 20 de outubro de 2025 – A Warner Bros. Discovery anuncia a estreia de três curtas documentais desenvolvidos na segunda edição do programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken, de WBD Access. Os curta documentais MEU NOME É TIANA, CAMISA 9 e MELODIA ANCESTRAL estarão disponíveis na HBO Max e HBO em 10 de novembro.
O canal TNT exibirá CAMISA 9, o TLC passará o curta MEU NOME É TIANA e o Cinemax receberá MELODIA ANCESTRAL. Com produção da Endemol Shine Brasil, a WBD selecionou e desenvolveu os curtas documentais entre dez projetos apresentados pelos finalistas do programa, após a conclusão do ciclo formativo remunerado oferecido aos participantes no decorrer deste ano.
“A WBD tem o propósito de amplificar histórias únicas e oferecer oportunidades reais para que esses profissionais deixem suas marcas, além do desenvolvimento e lançamento das produções. O programa Narrativas Negras Não Contadas reafirma nosso compromisso em promover inclusão no mercado audiovisual, atuando na construção de um setor mais plural e representativo”, afirma Niarchos Pabalis, diretor de Inclusão da Warner Bros. Discovery para a América Latina. “Estamos muito orgulhosos de celebrar mais um ano do programa com o lançamento dos três novos curtas documentais. Essa edição exalta a potência criativa de jovens talentos que transformaram suas vivências em narrativas de memória, referência e ancestralidade”, ressalta.
O projeto forma novos talentos e amplia a presença de histórias negras brasileiras no mercado audiovisual, oferecendo recursos e mentoria para criadores em início de carreira. Com esta segunda edição, a iniciativa reforça seu compromisso de criar oportunidades, ampliar visibilidade e valorizar narrativas diversas, plurais e autênticas sobre a experiência negra no Brasil.
Dirigido por Guilherme Baptista, CAMISA 9 revisita um programa de mesa redonda de futebol apresentado por três jornalistas negros, no Rio de Janeiro, no final dos anos 1980. O curta revive a mesa redonda com um dos ex-apresentadores, Luiz Orlando Baptista, celebrando o legado e a representatividade desses comunicadores pioneiros na televisão brasileira, influenciando a linguagem esportiva nacional.
MELODIA ANCESTRAL, dirigido por Beatriz Costa, investiga a trajetória de seu avô, maestro negro responsável por uma orquestra popular que animava bailes na periferia de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1980. A produção resgata memórias familiares e materiais de arquivo, conectando passado e presente, e refletindo sobre os desafios enfrentados por artistas negros e a importância de preservar a memória musical e cultural da comunidade.
Dirigido por Dafny Bastet, MEU NOME É TIANA acompanha a travesti negra Tiana, de 92 anos, a mais idosa do país, que desafia as estatísticas do Brasil em relação à violência contra pessoas trans. Moradora de Governador Valadares, Tiana divide seu tempo entre orações em sua paróquia católica e a convivência com a comunidade LGBTQIAPN+. O documentário, produzido em parceria com o coletivo House of Bastet, retrata a relação entre fé, identidade, pertencimento e resistência, mostrando a trajetória de luta e inspiração de Tiana para diversas gerações.
Para Adriana Cechetti, Diretora de Produção e Desenvolvimento de Não-Ficção da WBD Brasil, observar o amadurecimento do programa e o impacto real que ele tem na formação de novos talentos é muito importante. “Nosso propósito segue o mesmo: oferecer suporte para que vozes diversas contem suas histórias com sensibilidade, verdade e impacto, sempre com o cuidado de trazer narrativas relevantes para a sociedade de forma respeitosa e inclusiva. É muito emocionante acompanhar o lançamento desses novos curtas e ver como cada projeto ganhou forma ao longo do processo, especialmente pelo propósito que carrega. Estamos muito animados com o resultado”, destaca.
O projeto Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvido em parceria com a WIP Narrative Design Studio, gestora de propriedades intelectuais e desenvolvedora de negócios no entretenimento, oferece suporte a criadores negros brasileiros que estão iniciando suas trajetórias no audiovisual e ainda enfrentam um cenário de sub-representação. A iniciativa busca impulsionar a entrada desses profissionais em um mercado que, historicamente, apresenta barreiras de oportunidades e acesso.
“A representatividade ainda é um grande desafio no audiovisual brasileiro. Narrativas Negras Não Contadas é uma iniciativa essencial, especialmente em um momento em que o setor discute caminhos para ampliar a diversidade. Estamos muito orgulhosos em produzir esse projeto para a Warner Bros. Discovery, pois compartilhamos desse propósito. Que iniciativas como essa inspirem novas histórias, novos olhares e mais oportunidades para todas as vozes que constroem o nosso país”, afirma Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.
A WBD Acess, área da Warner Bros. Discovery responsável pelo programa, atua por meio de iniciativas de desenvolvimento e mentoria, promovendo oportunidades reais e visibilidade na mídia. O programa funciona como um canal estratégico que conecta talentos de grupos sub-representados aos conteúdos e marcas da empresa.
NARRATIVAS NEGRAS NÃO CONTADAS é uma produção da Endemol para a Warner Bros. Discovery. A supervisão de produção é de Adriana Cechetti e Verônica Villa, pela Warner Bros. Discovery.
SERVIÇO:
10/11 – HBO Max
MEU NOME É TIANA
MELODIA ANCESTRAL
CAMISA 9
10/11, às 20h – HBO
MEU NOME É TIANA
MELODIA ANCESTRAL
CAMISA 9
17/11, às 20h – TNT
CAMISA 9
18/11, às 23h50 – TLC
MEU NOME É TIANA
21/11, às 22h30 – CINEMAX
MELODIA ANCESTRA