Ecoponto de Itajaí registra aumento no descarte de eletroeletrônicos

0

No mês de novembro, foram descartados no local 710 quilos deste tipo resíduos

O Ecoponto de Itajaí bateu mais um recorde no mês de novembro. Desta vez foi registrado um aumento no descarte de pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos: foram coletados 710 quilos do material no mês passado, o que representa 81,5% de aumento em relação a outubro, além de um total de quase 3 toneladas recolhidas somente este ano no local.

 

Entre os tipos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos recolhidos estão televisores, celulares, torradeira, micro-ondas, liquidificador, centrífuga de roupas, impressora, teclado, mouse, entre outros. Este tipo de material deve ser entregue durante o atendimento presencial do Ecoponto, de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

 

 

O Ecoponto integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio.

 

Descarte de resíduos gera renda para famílias itajaienses

 

Os materiais recicláveis descartados no Ecoponto de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz) e para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

 

“O Ecoponto além de contribuir com a redução dos impactos ambientais está auxiliando no impacto social, com a geração de renda para diversas famílias que trabalham na separação desses resíduos”, explica Marli Martins, presidente da Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale).

 

No caso dos eletroeletrônicos, é realizada uma triagem na Reciclavale. Alguns itens passam a ser reutilizados e parte deles, como pequenas peças, são comercializadas na loja multimarcas da Cooperativa, localizada na Avenida Mário Uriarte, 98, bairro Cordeiros.

 

O que pode ser descartado no Ecoponto de Itajaí:

 

Vidros

Plásticos

Metais

Papéis

Óleo de cozinha usado de residências

Pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Esponja de cozinha usadas

Lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros)

Pilhas e baterias

 

Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana

Atendimento presencial para entrega de resíduos: segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h