Neste sábado (6) repercutiu através das redes sociais e grupos de WhatsApp, um vídeo onde aparece uma máquina da Secretaria de Obras abrindo um esgoto que havia sido lacrado no ano passado, para interromper a poluição da praia.
A pessoa que filmou denuncia que a prefeitura estaria abrindo o esgoto, sorrateiramente à noite, para escoar para a praia. “O prefeito manda, de manhã, tampar, e à noite manda abrir o esgoto”, acusa o cinegrafista anônimo.
O vídeo causou revolta de muitas pessoas, fazendo com que o secretário do meio ambiente e a prefeitura se manifestasse publicamente ainda na noite de sábado.
Balneário Camboriú: Assinado contrato para ligação de rede de esgoto nas praias de Laranjeiras e Taquaras
O prefeito Fabrício Oliveira assinou na tarde desta terça-feira (26), o contrato para a complementação da rede de esgoto das Praias de Laranjeiras e Taquaras, em Balneário Camboriú. Com esta obra, todos os efluentes dessas praias serão tratados, melhorando a balneabilidade das águas. A rede de esgoto será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Nova Esperança. O contrato prevê também a construção de uma elevatória para fazer a transposição do Morro de Laranjeiras.
“É um compromisso nosso sanear a cidade. Além disso, três das nossas praias estão na fase piloto do Bandeira Azul e estamos adequando-as para receber essa certificação. Também estamos em processo para contratação de empresa para a conclusão da rede de esgoto dos bairros da Barra e São Judas. No Bairro dos Municípios já está em implantação o complemento da rede de esgoto, com cerca de 30% pronto, e previsão de conclusão nos próximos meses. Logo Balneário Camboriú estará 100% saneada”, explicou o prefeito.
Também faz parte deste contrato o reforço da rede de distribuição de água no Bairro Nova Esperança, que vai melhorar a pressão nessa região da cidade e reposicionar a rede em relação ao Centro de Eventos. A empresa vencedora da licitação é a RBI Construções, que terá seis meses para executar os serviços. A obra é no valor de R$ 1.143.678,96 e começará a ser executada após a entrega da ordem de serviço, no início de outubro.
Segundo o diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), Carlos Haacke, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquaras será desativada. “A ETE de Taquaras passará a ser apenas uma elevatória que irá transpor os efluentes para a ETE do Bairro Nova Esperança. Com isso, a Lagoa de Taquaras terá melhorias na qualidade da sua água”.
Além do prefeito, diretor da EMASA e responsáveis pela empresa RBI Construções, participaram da assinatura do contrato, o vice-prefeito, Carlos Humberto da Silva e os vereadores Lucas Gotardo, Juliethe Nitz, Marcelo Achutti, Arlindo Cruz, Asinil Medeiros e Gelson Rodrigues.