HEINEKEN® APRESENTA: “OBRIGADO”, FILME QUE DÁ CONTINUIDADE À CAMPANHA #OBRIGADOSENNA E EXALTA O PODER DE UNIÃO DO TRICAMPEÃO MUNDIAL AYRTON SENNA
Com o intuito de exaltar Ayrton Senna e reverenciar o poder do tricampeão em fazer os brasileiros se sentirem pertencentes de uma só nação, a Heineken®, patrocinadora oficial da F1, apresenta o filme “Obrigado”. Desenvolvido pela Publicis Brasil, a peça faz parte da campanha #ObrigadoSenna e reflete toda a importância e legado do piloto, que há 25 anos está na memória dos brasileiros como um dos maiores ídolos de todos os tempos.
A nova campanha da Heineken® faz um passeio pela história recente do país mostrando diversos momentos em que a bandeira nacional está inserida em contextos distintos – abordando diferentes realidades sociais. “Obrigado foi desenvolvido para exaltar o poder que somente Ayrton Senna tinha de unir aos brasileiros ao redor da TV e nos fazia sentir orgulho por meio de suas vitórias e exemplo inspirador”, comenta Guilherme Retz, gerente da marca Heineken®.
O filme da campanha gira em torno de um gesto que virou marca registrada de Ayrton Senna: levantar nossa bandeira aos olhos do mundo a cada vitória. O ato de empunhar a bandeira nacional aconteceu pela primeira vez no GP de Detroit (1986), e se manteve até sua última conquista no GP da Austrália (1993). Clique aqui para ver campanha. Clique aqui para ver imagens.
“Dizem que quando ela é de uns, não é de outros. Mas nas mãos dele, ela foi a bandeira de todos”, diz a locução do filme. “Obrigado por nos inspirar a andar juntos. #ObrigadoSenna”, conclui a locutora quando Ayrton Senna celebra a vitória com a bandeira brasileira nas mãos.
“O Ayrton sempre teve muito orgulho de dividir suas conquistas com o Brasil. Seu amor pelo país ficava evidente em suas vitórias. Logo após vencer na F1, ele levantava a bandeira brasileira para mostrar o orgulho que tem pela sua pátria e para dividir a alegria do triunfo com toda torcida brasileira. Em Detroit, quando o Ayrton ergueu a bandeira, o país estava triste pela eliminação precoce na Copa de 1986. Ele conseguiu devolver a alegria para os brasileiros com a F1, um dos esportes mais competitivos do mundo”, conta Bianca Senna, sobrinha do piloto e diretora de branding do Instituto Ayrton Senna.
“Vivemos tempos de opiniões fortes e opostas que, por vezes, acabam por colocar pessoas em oposição. Mesmo depois de 25 anos, Ayrton Senna ainda é uma unanimidade, reconhecido como um herói, motivo de orgulho nacional e, até hoje, capaz de colocar do mesmo lado todos os brasileiros”, complementa Domenico Massareto, CCO da Publicis.
“Ayrton Senna inspirou e encorajou os brasileiros a serem orgulhosos de seu país e, acima de tudo, ser um povo unido. Com essa campanha a Heineken relembra os seus consumidores do orgulho e felicidade que esse herói nacional proporcionava à sua nação por meio de um simples gesto. Ontem, hoje e sempre teremos muitos motivos para dizer obrigado a Ayrton Senna”, completa Retz.
A criação da campanha é assinada por Pedro Maneschy, Gustavo Vieira, Arturo Marenda, André Leotta, Paulo Aguiar e Domenico Massareto sob direção de criação de André Leotta, Arturo Marenda, Paulo Aguiar, Rico Lins e Domênico Massareto. A direção do filme é do Cassu e a Produtora é Yourmama. “Obrigado” estreia quarta-feira (23/10) na TV e internet, e também faz parte de uma série de ativações da marca Heineken® em parceria com a Família Senna, que em 2019 se uniram para celebrar os 25 anos de legado do piloto com uma série de ações conjuntas, que ainda incluem o inédito Heineken F1 Festival – Senna Tribute (9/11) e o Heineken Grande Prêmio do Brasil 2019 (15,16 e 17/11), eventos que acontecerão em São Paulo.
Esta é a terceira ação da Heineken® em parceria com a família Senna deste ano. A primeira aconteceu em maio, durante o Senna Day. Já a segunda está ativa desde setembro, onde cada post publicado nas redes sociais com a #ObrigadoSenna R$ 5,00 foram destinados ao Instituto Ayrton Senna, que contribui ativamente na continuidade do legado deixado pelo piloto.
Ficha Técnica do filme “Obrigado”
Client: Heineken
Product: Heineken
Title: Obrigado
Local Agency: Publicis Brasil
Chief Executive Officer: Eduardo Lorenzi
Chief Creative Officer: Domênico Massaretto
Executive Creative Director: Gustavo Victorino
Creative Director: Paulo Aguiar e Rico Lins
Associate Creative Director: André Leotta e Arturo Marenda
Art Director: Gustavo Vieira
Copywriter: Pedro Maneschy
Head of planning: Alexandra Varassin
Planning: Juliana Elia, Daniela Altenfelder
Head of media: Maurício Almeida
Media: Ana Sanchez, Gabriela Chilliani, Pietro Russo, Isabelle Zacaro, Vinícius Vilela
Head of accounting: Flavia Cortes
Accounting: Joanna Alencar, Renata Príncipe, Marcella Spada, Rafaela Sabino
Public Relations: Diogo Gusmão, Leandro Matulja, Letícia Zioni, Paula Ganem
Head of Production: Renata Sayão
RTVC: Michele Pavão | Wellington Inacio
3D Illustration: ImageFY Studio
Film Production: YOURMAMA
Direction: CASSU
Executive Production: Mayra Faour Auad, André Pinho e Fernando Carvalho
Production Accounting: Pati Caldas | Roberta NOC
Photography Director: Pepe Mendes
Production Coordination: João da Terra
Production Director: Latino Melo
Art Director: Ana Henriques
Wardrobe Production: Guga Saraiva
Coordinator of Finalization: Vivi Torre
Post-Production Accounting: Malaika Cipriano
Edition: Ivan Kanter Goldman and Filipe Rodriguez
Color Correction: Bleach Post
Post-Production: Warriors VFX e YOURMAMA
Finalization: Diego Ennes e Ed Andrade
Sound Producer: Supersonica
Musical and Creative Director: Antônio Pinto
Musical Production: Antônio Pinto e David Bessler
Musical Production Accounting: Tatiana Nascimento
Musical Production Executive: Marilia K Franco e Marina Nascimento
Sound Design and Finalization: Vinicius Villani
Client Approval: Gianluca di Tondo, Bram Westenbrink, Vanessa Brandão, Guilherme de Marchi Retz, Laura Dzino
Global Agency: Publicis Italy
Global Chief Creative Officer Publicis WW: Bruno Bertelli
Chief Creative Officer Publicis Italy: Cristiana Boccassini
Global Executive Creative Director: Luissandro Del Gobbo
Global Creative Director: Thiago Cruz
Editor: Fabrizio Squeo
Production Manager: Sanam Bartoletti
Worldwide Account Director: David Pagnoni
Sr. International Account Manager: Derek Muller Soundtrack: Massive Music
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.