Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

0

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal debateu nesta terça-feira (26) a proposta de privatização do Porto de Itajaí. Representantes locais que participaram da audiência se mostraram contrários à mudança na autoridade portuária. O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), participou do debate.

“Estamos aqui em Brasília trabalhando para que o município de Itajaí não tenha prejuízo nesse novo modelo portuário.  Queremos que o Porto continue sendo gerido pela administração pública, mas que os berços sejam privatizados para que a iniciativa privada possa investir e tornar o nosso Porto ainda mais competitivo”, ressalta Werner.

Após a audiência, ficou acordado que o município de Itajaí apresente, em até dez dias, um relatório com a sinalização do que o município entende que deve continuar com a gestão pública para que assim as lideranças políticas possam buscar novas audiências, tanto com o ministro dos portos como com presidente da República.

Autor do requerimento para o debate, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que há clareza quanto ao fato de que a administração do porto de Itajaí já tem caráter privado. Ele afirmou, no entanto, em entrevista à Agência Senado, que a intenção dos representantes locais é manter um agente público como regulador do complexo quando da renovação de contrato de parceria prevista para o próximo ano.

“Uma autoridade portuária enxuta, com força, é o que a gente pretende. O modelo catarinense é um caso de sucesso, mesmo sem ferrovia interligando os portos, o que é um sonho desde 1870, mesmo sem essa facilidade e sem a via portuária concluída. O que queremos é aprimorar. Nós queremos focar em como a autoridade portuária pode ser pública, representando interesses do grande complexo, com capacidade regular” ponderou o senador.

Também participam o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o vereador Beto Cunha (PSDB), o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, e o prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.