Em Balneário Camboriú, 681 crianças já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19

0

Em Balneário Camboriú, 681 crianças de 5 a 11 anos já se vacinaram contra Covid-19. A imunização iniciou na última segunda-feira (17) com a chegada de 1.200 doses de Pfizer pediátrica.

Neste sábado (22), 145 crianças receberam a primeira dose. Com objetivo de incentivar a vacinação infantil, a Prefeitura de Balneário Camboriú promoveu uma hora de músicas e brincadeiras com as palhaças Sollí e Sorella e o Jacamasa. “Muitas crianças tem medo de agulhas e trazer estes personagens ajudou a distraí-las e animá-las. Assim, um dia de vacina se tornou algo legal”, explica a secretária de Saúde, Leila Crocomo.

Davi Henrique Soares, de 7 anos, foi uma das crianças imunizadas neste sábado na Unidade Básica de Saúde Central. “O pique nem doeu. Eu sou muito forte”, se gaba. A mãe Aline não conteve a emoção e chorou ao ver o filho ser vacinado. “São dois anos enfrentando esta doença e é muita emoção viver o dia em que meu filho toma a primeira dose. Estou com esperanças de que logo tudo isso vai acabar”, relata.

A vacinação com Pfizer pediátrica em Balneário Camboriú ocorre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na UBS Central (Rua 1.500, nº 1.100), na UBS Ariribá (Avenida dos Tucanos, nº 300) e na UBS Municípios (Rua Alfredo Wagner, s/n). Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsável legal, além de apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

As crianças só poderão ser vacinadas contra Covid-19 quinze dias após terem recebido qualquer outra dose do calendário vacinal. Por este motivo, a carteira de vacinação será exigida e nela será registrada a dose da Pfizer.

Aplicação de CoronaVac

Após o Governo do Estado de Santa Catarina autorizar o uso de CoronaVac para vacinação de crianças, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informa que o imunizante começa a ser utilizado a partir de segunda-feira (24) em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.