Em Balneario Camboriu Semam distribui quase 5 mil pacotes de chá no primeiro semestre do ano

0
Em Balneario Camboriu Semam distribui quase 5 mil pacotes de chá no primeiro semestre do ano
Em Balneario Camboriu Semam distribui quase 5 mil pacotes de chá no primeiro semestre do ano

O preparo de chás no combate a doenças e alívio de dores é uma atividade tão antiga quanto a história da humanidade. O Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), que realiza o cultivo de plantas medicinais, distribuiu somente no primeiro semestre deste ano, quase cinco mil pacotes de chás de forma gratuita à comunidade.

O departamento é situado nas dependências do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta e abriga 144 canteiros onde é realizada a colheita, poda, limpeza, adubação e plantio de mais de 40 espécies de plantas. Entre elas encontram-se Alcachofra, Alfavaca, Anis, Amora Branca, Cavalinha, Capim Cidreira, Cidrão, Erva Baleeira, Espinheira Santa, Eucalipto, Fel de Índio, Guaçatonga, Guaco, Hortelã, Insulina Vegetal, Jambolão, Macela, Manjericão, Menta, Pariparoba, Pata de Vaca, Penicilina, Poejo, Sabugueiro, Sálvia-Limão e Umbaúba.

De 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, o departamento atendeu cerca de 1.700 munícipes, que se dirigem ao espaço para a retirada de saquinhos de chá. Das mais de sete mil unidades embaladas, quase cinco mil já foram doadas à comunidade neste primeiro semestre.

Segundo a farmacêutica Elaine Nunes Correia, a utilização das plantas para fins medicinais resgata a cultura popular e traz economia aos cidadãos. “São inúmeros os benefícios que estes chás trazem à saúde dos seres humanos, pois contêm dezenas de princípios ativos em suas composições. Além disso, a utilização das plantas distribuídas pelo departamento, nas quais são livres de agrotóxicos, gera economia por sua gratuidade. É a garantia de receber plantas orgânicas onde seus benefícios são reconhecidos cientificamente”, ressalta Elaine.

Os munícipes que desejam retirar os saquinhos de chá, devem se dirigir ao Parque Raimundo Malta nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h as 17h, ao final da Rua Angelina, Bairro dos Municípios. Para mais informações sobre as condições de retirada, entrar em contato com a Semam, pelo (47) 3363-7145.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente (Semam)