Nesta quinta-feira (1º), a A.D. Brusque recebe o time de Balneário Camboriú pela primeira rodada do returno do Campeonato Catarinense de Basquete. Após a derrota em casa para a Apab/Blumenau, o time brusquense caiu para a quarta colocação do grupo, fora da zona de classificação. O confronto contra o lanterna pode marcar o retorno da equipe à zona nobre da tabela. A partida acontece na Arena Multiuso, às 20h30.
A A.D.Brusque / FME / Unifebe / Aradefe foi derrotada por 83 a 61 pela APAB / FMD / FURB / Taschibra / Altenburg / Incape/ Blumenau na última rodada. O confronto entre os dois últimos finalistas do estadual era equilibradíssimo e vitória para qualquer lado seria normal, mas a grande diferença de pontuação era algo inesperado. “Não tivemos criatividade. No momento em que o defesa adversária estava bem postada faltou a jogada individual que praticamente não existiu. Na defesa tivemos um índice muito baixo de rebotes e Blumenau se aproveitou disso. Estamos treinando forte para preparar melhor os nossos atletas para as jogadas de mano a mano e também para um aproveitamento melhor de rebotes”, explica o treinador da equipe, Alexandre Barros, o Bicudo.
O próximo adversário da equipe brusquense, ABAVI / FME / Balneário Camboriú, é o lanterna da chave e perdeu os cinco jogos disputados no turno. “Este parece ser o melhor oponente que poderíamos ter neste momento em que vamos buscar a correção dos erros da última partida. Na ida vencemos por 72 a 69 deles depois de fazer um grande primeiro tempo. Porém, nos dois quartos finais, coloquei muitos reservas em quadra e o jogo mudou. Eu não saí feliz de lá porque queria ter ganhado de 50 pontos de diferença. Na próxima partida vou fazer de tudo para que o meu time fique em cima deles o jogo todo”, afirma o treinador.
Dos seis clubes do grupo, três passam para a próxima fase. Regulamento cruel tendo em vista que existem quatro equipes muito fortes na chave. Na virada do turno a A.D. Brusque é a pior delas na tabela de classificação. Porém, o time está empatado em pontos com os blumenauenses e apenas uma vitória abaixo dos dois líderes. “Entramos no returno para vencer todos os jogos. Mas calculo que com quatro vitórias passamos fácil. Na verdade, a nossa classificação é muito provável. Temos dois jogos chaves contra Joinville e São José”, destaca Bicudo.
O treinador ressalta que a derrota para a Apab/Blumenau por uma margem tão grande pode fazer diferença no futuro. “O problema é que vamos ter que vencer por pelo menos 23 pontos de vantagem lá para ficarmos à frente no confronto direto. Agora vamos torcer para Blumenau vencer todas e disparar ou perder todas e ser eliminado”.