As guarnições de serviço e policiais militares da Agência de Inteligência (AI) da 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediada em Fraiburgo, da AI Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mafra, e da Polícia Militar em Mafra, se mobilizaram para tentar elucidar diversos furtos que aconteceram na última sexta-feira, 2, em Fraiburgo.
Por volta das 11h, três autores, sendo duas mulheres e um homem, efetuaram um furto no estabelecimento na Rua Nereu Ramos, quando ludibriaram a vítima, uma idosa, e subtraíram o valor aproximado de R$ 1.200,00.
Neste momento, o esposo da vítima notou que haviam efetuado o furto e deteve uma das autoras no interior da loja, sendo que os demais envolvidos conseguiram fugir. As guarnições da PM deslocaram ao local, efetuando a prisão, e posteriormente realizaram rondas no intuito de localização dos demais autores, que naquele momento não foram encontrados.
Pelo sistema de videomonitoramento do projeto Bem-Te-Vi, foi identificado nas proximidades da loja um veículo que participou do crime e constatado o deslocamento do mesmo pela SC 355, sentido a cidade de Lebon Régis. Posteriormente, outra vítima comunicou que havia sofrido o mesmo golpe, pelos mesmos autores, em outro estabelecimento.
Diante das informações, a Agência de Inteligência da 3ª Cia/15ºBPM repassou para a Agência de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal, que passaram a acompanhar a movimentação pelas câmeras da BR 116. Em posse destas informações, o veículo foi avistado e abordado na cidade de Mafra pelas guarnições da Polícia Militar. Em seu interior estavam dois ocupantes, que foram presos.
Segundo informações das vítimas que tiveram dinheiro, documentos e carteiras levadas, o modo de agir foi idêntico em ambos os casos: a acusada de furto pediu para a vítima ajudar testar uma toalha, que a mesma estaria comprando. Enquanto a mulher segurou a toalha, uma outra envolvida abriu a bolsa e levou a carteira com R$1.200,00 que haviam sido sacados momentos antes. Além do dinheiro, foram levados os documentos pessoais que estavam junto.
A mulher que foi presa em Mafra ainda estava com mandado de prisão em aberto e juntamente com o homem, foram reconduzidos à delegacia da Polícia Civil de Fraiburgo para os demais procedimentos. Os policiais começaram a busca próximo das 12h, encerrando a ocorrência somente às 22h, após a entrega dos três acusados na Delegacia de Polícia Civil.
(Texto: 2º tenente Marcos Rocha Castro, comandante da 3ª Cia/15º BPM :: Fotos: cabo Vagner Damião Pires da Silva da 3ªCia/15º BPM)