Em Frei Rogério: PM dá resposta ao aumento da criminalidade

0

Frei Rogério, uma pacata cidade com cerca de 2.200 habitantes, vivenciou nos últimos meses um aumento nas ocorrências policiais que no passado não eram rotineiras na cidade, como furtos, tráfico e consumo de drogas e até assaltos a mão armada.

Em resposta, a Polícia Militar intensificou a fiscalização de trânsito, as barreiras policiais e a fiscalização de ordem pública nos bares e estabelecimentos onde há venda de bebidas alcoólicas e reunião de pessoas. Aumentoutambém o policiamento preventivo principalmente através das rondas programadas e da Polícia Comunitária com a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).Por solicitação da comunidade estão sendo colocadas urnas nas localidades onde há maior incidência de crimes a fim de coletar informações que contribuam para elucidação destes, pois os moradores relataram que, por medo, preferem usar o anonimato para fazer as denúncias.

Os resultados dessas ações já começam a ser sentidos. No mês de agosto, diversas ações preventivas e repressivas realizadas pela Polícia Militar tiveram como resultado a prisão de suspeitos e de foragidos, a apreensão de drogas e a recupereção de veículos furtados.

Na sexta-feira, 5, através de uma denúncia anônima, policiais militares da Agência de Inteligência (AI) passaram a acompanhar uma motocicleta cujo condutor era suspeito de estar transportando drogas de Curitibanos para Frei Rogério. A motocicleta foi abordada pelos policiais na SC 451, próximo a entrada do Sino da Paz. Em revista pessoal foram encontradas três pedras de crack, três torrões de maconha e dinheiro trocado. O suspeito confessou que estava levando para usuários em Frei Rogério e foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Já no dia 19, durante uma operação comando de trânsito na Rua Adolfo Soletti, no Centro, os policiais militares, ao abordarem um veículo, constataram que o condutor se encontrava com um mandado de prisão ativo por envolvimento em um assalto a um senhor, ocorrido em 2012 na cidade de Frei Rogério, quando o acusado teria roubado 400 reais da vítima. O homem foi preso e conduzido à penitenciária de São Cristóvão do Sul.

Na sexta-feira, 26, durante a realização de blitz, na entrada do Núcleo Celso Ramos, em frente ao Parque Sakura, a Polícia Militar abordou uma motocicleta cor preta com placas de Fraiburgo. Foi verificado que o lacre da placa estava adulterado e em consulta ao sistema verificou-se que a placa pertencia a outra motocicleta, de modelo diferente e de cor azul, a qual tinha registro de furto/roubo. Ao consultar o chassi constatou-se ser realmente da motocicleta preta abordada e que também tinha registro de furto/roubo em 2014 na cidade de Caçador. A motocicleta foi recuperada e entregue ao verdadeiro dono e o condutor foi preso por receptação.

Além disso, diante da intensificação das operações realizadas, foram flagrados diversos veículos e condutores cometendo infrações de trânsito, dentre as quais se destacam veículos com o licenciamento vencido, condutores sem habilitação para dirigir e sem os documentos de porte obrigatório.

Outra notícia é que já foi adquirido e em breve será utilizado pela Polícia Militar de Frei Rogério o kit de tecnologia PMSC Mobile, que é composto por um tablet interligado ao sistema de consultas policiais e a uma impressora acoplada na viatura. Estes equipamentos darão mais agilidade as consultas, confecções de boletins de ocorrência e aos atendimentos realizados pela Polícia Militar na cidade.