Em SC, menina de 10 anos recebe prêmio por ler 97 livros em um ano

0

A moradora de Florianópolis Nina Fritsche, de 10 anos, leu em 2016 ao menos 97 livros. Ela é a jovem leitora com mais registros de empréstimos na Biblioteca Pública de Santa Catarina (PBSC) este ano. Por isso, foi reconhecida com o prêmio Estrela da Leitura, concedido pela biblioteca aos que mais retiraram livros infantojuvenis em 2016.

O prêmio é um kit de livros e o primeiro colocado em cada uma das quatro categorias também recebeu um par de ingressos para o Parque Beto Carrero World, em Penha. Conforme a biblioteca, esta é a segunda edição do prêmio concedido às categorias livros Infantojuvenis de 0 a 7 anos; de 8 a 11 anos; 12 a 17 anos e gibis.

Ao Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (21), Nina falou sobre a paixão pela leitura. “Eu sempre gostei de ler, meus pais incentivaram bastante porque eles também adoram, então liam um monte de livros para mim, liam lá da minha escola. A minha mãe pegava bastante livros para mim”, contou.

Theo Fritsche, irmão de Nina, com três anos, venceu na categoria 0 a 7 anos, com 65 livros retirados este ano.

Prêmio de família

A distinção foi entregue a leitores em cada categoria de faixa etária e um na categoria gibis em 9 de dezembro. Nina foi a primeira colocada na categoria 8 a 11 anos. Em segundo lugar, com 63 obras retiradas, ficou Gael Martos Roberts, de 9 anos, e depois Catarina Martins Palharin, de 11 anos, com 32 livros.

Theo Fritsche, irmão de Nina, com três anos, venceu na categoria 0 a 7 anos, com 65 livros retirados este ano. Luiza Volpato e Davi Pelicioli e Silva, os dois com 5 anos, ficaram com o segundo e terceiro lugares, com 20 e 19 livros lidos, respectivamente.

O campeão nas categorias de 12 a 17 anos e gibi foi Pedro Cavalheiro e Silva, de 14 anos. Ele leu 33 livros e 130 gibis. As mesmas colocações foram dele em 2015.

Em segundo lugar, ficou Marina Ribeiro Viera, de 12 anos, que leu 26 livros, na sequência veio Allana Ellen Martins, de 12 anos, com 20 obras.