Emasa conhece sistema alemão para aproveitamento da água da chuva

0

Autarquia estuda a possibilidade de implantar a tecnologia no município

Representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú tiveram a oportunidade de conhecer, nesta segunda-feira (13), um sistema inovador de aproveitamento da água da chuva. Conhecido como Hydroshark, o método foi apresentado pelos porta-vozes da empresa alemã Technik Filtersysteme GMBH, que visitaram a autarquia na companhia do export manager, Vitor Simões, e do CEO, Jorge Torras-Piqué. Eles foram recepcionados pelo diretor-presidente interino da Emasa, Jefferson Andrade, e equipe técnica.

O Hydroshark é um sistema de separação hidrodinâmica de detritos que promove a retenção de materiais flutuantes e a sedimentação de partículas em suspensão, realizando o tratamento físico das águas pluviais. Desenvolvido pela 3P Technik, o sistema já foi implementado em diversos locais da Europa, como aeroportos e rodovias, e segundo a empresa, pode ser adaptado ao sistema de macrodrenagem de Balneário Camboriú, além de outras áreas urbanas da cidade.

Andrade destaca o potencial da tecnologia e o alinhamento com as metas ambientais e de inovação da autarquia. Segundo ele, o processo é novo e muito interessante por permitir o tratamento das águas pluviais antes de retornarem ao mar. “É uma proposta ambientalmente inteligente e pode se somar às ações de drenagem sustentável que a Emasa já vem planejando. Vamos estudar com atenção a possibilidade de implementação do sistema em pontos estratégicos da cidade”, pontuou.

O método
Entre suas principais características, o Hydroshark realiza a remoção de sólidos em suspensão (TSS), tem instalação subterrânea na drenagem pluvial, não apresenta diferença de altura entre entrada e saída, é de fácil controle e manutenção, conta com tamanhos variados conforme a área de aplicação e não sofre bloqueios em virtude de detritos.