Empreendedorismo e inovação são destaques no Empretec em Itapiranga
Empresários e profissionais que exercem cargos de gestores ou líderes de pequenos negócios de Itapiranga e região participam até este sábado (26) do Empretec – um dos maiores programas de empreendedorismo do mundo. A iniciativa tem por objetivo formar e desenvolver capacidades empreendedoras com estratégias que permitem aperfeiçoar o desempenho empresarial, ampliar a visão de oportunidades e aumentar as chances de sucesso nos negócios.
A abertura do evento, realizada nessa segunda-feira (21), foi conduzida pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, e pelo coordenador regional extremo oeste da entidade, Udo Trennepohl. “A iniciativa é uma das soluções que oferecemos para que empresários e futuros empreendedores aperfeiçoem e desenvolvam suas aptidões para gerenciar, de forma eficaz, negócios de qualquer segmento do mercado”, salientou Trennepohl.
Ortigara completou que a formação é essencial para quem busca atualização e conhecimento para manter a competitividade no mercado. “Cada vez mais, é preciso que o empresário esteja consciente sobre a importância de buscar inovações para o crescimento empresarial e para que seus líderes desenvolvam competências intraempreendedoras”.
Ressaltou, ainda, os benefícios do Empretec que incluem o desenvolvimento da capacidade de calcular riscos, compreensão da relação entre a qualidade, a eficiência e o sucesso empresarial; o estímulo à busca de informações para a tomada de decisão; o aumento da capacidade de tirar proveito de iniciativas empresariais; ampliação da lucratividade da empresa; entre outros.
A programação inclui dinâmicas que possibilitam ao participante enfrentar limitações, vislumbrar oportunidades e encarar desafios, além de trabalhar as dez Características do Comportamento Empreendedor (CCE’s), que compreendem 30 atitudes comuns aos empreendedores de sucesso.
O curso é ministrado pelo Sebrae, no Brasil, desde 1993. A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é voltada para o aprimoramento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.