Incremento nas vendas, aumento da produtividade, otimização dos processos e redução de custos são alguns dos resultados já observados pela empresa RB Papéis Especiais, do município de Ponte Serrada, no oeste catarinense, após participar do Programa Brasil Mais. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Senai, Secretaria de Produtividade, Emprego, Competitividade e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O gerente de PCP e Qualidade e graduando em Engenharia de Produção, Gustavo Lorenzi, relembra que o desafio inicial que motivou a participação no Brasil Mais foi a necessidade de reestruturar a área comercial para aumentar as vendas e aprimorar o atendimento. A empresa tinha apenas um colaborador responsável por atender os clientes, prospectar novos e faturar as mercadorias.
A aplicação da metodologia do programa proporcionou a prototipagem de um fluxograma para criação do departamento comercial, além de auxiliar na ampliação da área física, na escolha de um gestor da área, no estudo para aumentar o quadro de funcionários, na padronização para seleção de novos colaboradores e na distribuição da atuação por promotor de vendas. Com isso, após a seleção, o candidato passa por treinamento e aplicação da metodologia de comissão com foco em aumentar as vendas e utilizar o feedback.
Segundo Lorenzi, o Brasil Mais ajudou a empresa de maneira direta e indireta, pois durante o programa foram implementadas várias medidas, como construção de uma nova sala para o setor comercial, contratação de mais vendedores e definição de suas funções. “Criamos uma política de crédito e padronizamos o atendimento do departamento comercial. Na área de marketing recebemos da agente local de inovação uma planilha que proporcionou estruturar as estratégias, criar o planejamento de marketing e elaborar um calendário para definição de ações ou publicações mensais para divulgar os produtos e impulsionar o engajamento nas redes sociais”, relata.
A empresa também passou a fazer periodicamente avaliações de desempenho de todos os colaboradores, com base em um modelo fornecido pelo Sebrae. “Buscamos feedbacks e ferramentas que contribuam para a evolução de nossa equipe. Durante os encontros, consequentemente, conversávamos sobre outros assuntos que resultaram em ótimas ideias para redução de custos e otimização dos processos. Exemplo disso foi a simplificação das embalagens que resultou na redução de custo no processo produtivo”, destaca o gerente de PCP e Qualidade.
RESULTADOS
A RB Papéis Especiais participou do Brasil Mais no período de novembro de 2021 a abril de 2022. Neste período a empresa obteve aumento de 107% na produtividade e incremento de 75% no volume vendido. Lorenzi explica que antes do programa a média de vendas era de 1.200 caixas/mês de bobinas térmicas, que passaram para 2.100 caixas/mês e 4.000 caixas/mês de papel A4, que passaram para 5.600 caixas/mês. “O programa Brasil Mais veio no momento certo e toda a equipe da RB Papéis Especiais saiu da zona de conforto. Esperamos concluir a ampliação da fábrica ainda neste ano e automatizar a linha de produção de papel A4, que são dois pontos importantes no nosso plano de ação. Sabemos que os resultados do programa ainda serão sentidos por muitos anos”, analisa. A RB Papéis Especiais atua há 12 anos no mercado com a produção de A4 e bobinas térmicas para cupom fiscal e ponto eletrônico e conta com 14 funcionários.
BRASIL MAIS
O Programa Brasil Mais busca aumentar a produtividade das empresas e ampliar a eficiência do setor produtivo e a competividade do País. Com acompanhamento do Agente Local de Inovação são realizadas melhorias de processos, marketing, modelos de negócios, práticas sustentáveis e digitalização.
A gestora regional oeste do Programa, Marieli Aline Musskopf, ressalta que os relatos dos empresários atendidos comprovam os impactos positivos da inserção de inovações nas empresas. “Entre os resultados observamos aumento da produtividade e da competitividade dos pequenos negócios, aperfeiçoamento das capacidades gerenciais e de produção, ou seja, os objetivos do Brasil Mais estão sendo alcançados na região”, avalia.
As inscrições estão abertas para o próximo ciclo. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link https://sebrae.com.br/sites/