O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Brasil Mais, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.
Há quase treze anos produzindo artesanato e peças em MDF, a empresa Art Laser, de Itajaí, se viu com as portas fechadas diante da pandemia da covid-19. Com os boletos acumulando e os pedidos rejeitados, o proprietário Pedro Reis Junior resolveu que seria a hora de se reinventar. Em junho de 2020 iniciou a produção de barreiras salivar em acrílico, para ser utilizada como proteção contra o coronavírus nos estabelecimentos da região, além de caixas e peças variadas no material. Neste mesmo período, a esposa Rafaella Reis, teve um insight com mesa posta utilizando utensílios feitos de madeira pinus. Foi então que o casal também começou a produzir porta-guardanapos, porta-copos e tábuas personalizadas.
Com a divulgação e parceria com influenciadoras digitais na região, a empresa obteve sucesso de vendas já nos primeiros meses. “Terceirizamos umas peças, colocamos à venda e começamos a receber muitos pedidos. Mas, junto com eles, vieram os problemas. Estávamos perdidos em meio a tanta procura e não estávamos dando conta da separação de pedidos, organização e corte dos produtos, o que resultou em muitos atrasos. Foi então que um amigo nos apresentou o programa do Sebrae e sabia que ele só iria somar ao meu negócio”, conta Pedro.
Diante dos problemas de gestão, a empresa resolveu participar do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, com a consultoria da Agente Local Luciane Paes Scheuermann. Durante o processo foi implementado Ordens de Produção no local, trazendo melhoria no fluxo das operações, com definição das atividades e responsabilidades de cada colaborador. O sucesso foi tão grande, que durante os meses de consultoria, o faturamento da empresa aumentou em 17,5%, houve quitação de dívidas, investimentos em máquinas e equipamentos de corte, contração de funcionários passando de 5 para 8 operadores, além de quadruplicar as peças produzidas internamente, que passou de 200 para 800 por dia.
“Recebemos a Luciane com muita esperança e muita vontade de mudanças. Começamos o programa e em cada reunião nossa cabeça se abria para algo novo e uma ideia que poderíamos trazer para nossa empresa. Levamos muito a sério e colocamos em prática tudo que vínhamos recebendo da consultoria. Resolvemos comprar um equipamento de CNC Router para produzir nossas peças e no mês de março de 2021 aumentamos nossa produção. Até hoje estamos reinvestindo tudo que ganhamos com as vendas em varejo e atacado em melhorias e funcionários. Foi um canal de bençãos em nossa vida”, destaca Pedro.
Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)
O Programa ALI é realizado desde 2011, e integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.
O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado. Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais. Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.