Programa Brasil Mais contribui para implantação de inovações que ampliarão sua competitividade
“O Programa Brasil Mais ficará marcado na história da nossa empresa, pois com ele tivemos o incentivo e o acompanhamento para nos tornarmos polo de centro universitário de graduação e pós-graduação de ensino a distância e da educação de jovens e adultos EAD, que com certeza futuramente impactará nos nossos resultados financeiros”, avalia a diretora administrativa da PC Cursos, Simone De Cristo, em Palmitos no extremo oeste catarinense.
A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Senai, Secretaria de Produtividade, Emprego, Competitividade e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O objetivo é elevar a produtividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. Com acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI) são realizadas melhorias em processos, marketing, modelos de negócios, práticas sustentáveis e digitalização.
Simone realizou sua inscrição no programa com uma postagem patrocinada. “Inicialmente o objetivo era inovar, mas não imaginava que seria tanto”, observou. Para se manter no mercado com a pandemia a empresa precisou migrar 100% dos alunos para o sistema de ensino a distância, porém de uma forma diferenciada, com acompanhamento e aumento do relacionamento.
“Nos reinventamos e conforme os decretos eram publicados retornamos ao atendimento presencial, seguindo todas as medidas de proteção e segurança necessários. Em relação ao faturamento nos mantemos, porém tínhamos um planejamento para dobrar esse indicador em 2020, o que não foi possível devido à crise sanitária”, explicou Simone ao comentar que a PC Cursos ainda não teve retorno financeiro com as inovações, mas a longo prazo tem certeza que as medidas trarão o resultado esperado.
Simone reconheceu a dedicação de sua agente local de inovação (ALI), Elizione Krumenauer, que acompanhou, incentivou e auxiliou nos projetos. “Também agradeço a consultora sênior do Programa ALI da Gerência do Sebrae/SC no extremo oeste Sandra Mara Puhl Somavilla, ao Sebrae/SC pelo maravilhoso trabalho que desempenha ao disponibilizar ações como estas para pequenas empresas em um momento tão difícil pelo qual estamos enfrentando. A toda equipe da entidade minha gratidão”, finalizou.
EMPRESA
A PC Cursos atua há 14 anos e disponibiliza mais de 100 capacitações de informática básica/avançada, administrativa, engenharia, área da beleza, oratória, entre vários outros. A partir deste ano é polo universitário de graduação e pós-graduação da UniCathedral de educação a distância e de educação de jovens e adultos EJA. “Eram dois projetos que sonhávamos em realizar, mas faltava um incentivo, que veio por meio do programa”, avalia ao comentar que as parcerias alavancarão significativamente os indicadores financeiros.
BRASIL MAIS
O Programa Brasil Mais busca aumentar a produtividade das empresas e ampliar a eficiência do setor produtivo e a competividade do País. A meta em Santa Catarina é atender 13.200 empresas até 2022, entre micro e pequenos negócios dos setores do comércio e serviços.
As inscrições estão abertas enquanto durar o projeto. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link gov.br/brasilmais. Informações pelos telefones (49) 3631-2107 e (49) 98412-1006 (também WhatsApp) ou pelo e-mail miguel@sc.sebrae.com.br.