Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresas catarinenses adotam sistema de energia solar

Empresas catarinenses adotam sistema de energia solar

Os painéis fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida e a economia na fatura de luz chega a 95%

 

Atualmente, a sustentabilidade corporativa é um dos pilares de instituições dos mais diversos segmentos. Um desses exemplos e que muitas empresas têm optado, é a migração da tradicional geração elétrica para a geração de energia solar, mais econômica e sustentável.

 

A Quantum Engenharia, empresa catarinense especialista em energia fotovoltaica, projetou e executou as instalações de 555 módulos solares para a Sociedade Cooperativa União Agrícola Canoinhas (Agrosem) que, com este investimento, pode ser considerada um exemplo dessa mudança constante de postura das empresas, cada vez mais atentas às práticas sustentáveis.

 

A estrutura que foi executada pela Quantum representa potência total instalada de 177,60 kWp, capazes de atender o consumo atual da unidade da Agrosem. O sistema está em operação desde julho de 2017 e a previsão de retorno com o investimento é de até cinco anos. A Sociedade Cooperativa prezou também pela economia nas tarifas mensais quando decidiu pela energia renovável. Os consumidores chegam a poupar 95% na fatura de luz com a aquisição da energia solar.

 

“A opção pela energia fotovoltaica por instituições tem a contribuir muito com a expansão do acesso e com a compreensão, do consumidor brasileiro, de que a energia solar é um caminho importante para tornar nosso país referência em sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, salienta Gilberto Vieira Filho, presidente e engenheiro da Quantum Engenharia. As estimativas da entidade, para sua nova forma de geração de energia, apontam para um ganho ambiental equivalente à preservação de 3.358 árvores por ano. Cerca de 130 toneladas de CO2 devem deixar de ser lançados na atmosfera, já que a energia solar reduz a emissão de gases tóxicos.

 

O mercado Backes, nos Ingleses do Rio Vermelho, na Grande Florianópolis também aderiu o sistema de energia solar. O projeto desenvolvido e executado pela Quantum Engenharia, conta com 188 painéis fotovoltaicos, com potência total instalada de 48,88 kWp, que supre a necessidade da casa. O percentual médio de economia mensal da unidade consumidora é de 77%, economizando aproximadamente R$ 3 mil por mês na conta de luz.

 

De acordo com o projeto que já está em funcionamento, o ganho ambiental e de sustentabilidade do Mercado Backes será de 19.172 unidades de árvores plantadas. A preferência por esta modalidade de energia renovável ainda deixa de emitir ao meio ambiente o equivalente a 747.154 kg de CO2 e de poluentes que o carro emite são 4.976.329 km.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

As vantagens dos sistemas de energias renováveis são inúmeras, já que são capazes de gerar cidades mais sustentáveis, com perspectivas de melhoras em mobilidade e até mesmo na qualidade do ar, já que o sistema reduz a emissão de gases de efeito estufa. Há também os benefícios financeiros para os consumidores. Se as residências geram mais energia do que consomem, os valores são transformados, por algumas companhias elétricas, em créditos, que resultam em descontos nas tarifas futuras.

 

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer