O Programa Selo Social há dez anos constrói ideias e realiza sonhos em Itajaí. A Cerimônia de Certificação das empresas que receberão o Selo Social 2015/2016 acontece nesta quinta-feira (09), no Itamirim Clube de Campo. A solenidade inicia às 20h. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 156 anos de Itajaí.
Este ano, 73 empresas participam da Certificação. São 928 projetos inscritos, totalizando R$95.343.610,67 em investimentos. A certificação pelo Selo Social representa um importante diferencial para as empresas na criação de vínculo entre marca, produto, serviço e os projetos sociais. O reconhecimento como empresa socialmente responsável é fator de peso cada vez mais reconhecido pelos consumidores. Pra receber esse reconhecimento, basta se cadastrar e realizar investimentos internos (funcionários), externos (comunidades) e estar em dias com os impostos.
A empresária Lucimere Rhinow Michels realiza um trabalho social há 37 anos, com distribuição de bolsas de estudos. A escola de línguas estrangeiras que ela administra participa desde o primeiro ano da Certificação do Selo Social. Para ela, é essencial que os empresários se atentem para a comunidade que o cerca. “As igrejas, os hospitais e as escolas são Instituições de inclusão, então elas deveriam sempre estar com esta função social. Se não o fazem, deveriam fazer”, completa.
O Selo Social é um programa desenvolvido em parceria entre o Município e a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), que visa reconhecer os investimentos efetuados pela iniciativa privada que promovam a melhoria da qualidade de vida do seu funcionário ou da comunidade na qual está inserida. “O Selo Social foi criado para colocar em práticas as deliberações da ONU, voltado para o lado social, humano e ambiental. É um programa muito importante porque promove a união do setor privado, setor público e sociedade com o objetivo de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”, explica o Secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Daniel Feli.
Recebem o Selo Social empresas que realizam investimentos na área social em âmbito interno (junto aos seus funcionários) ou externo (comunidade), tendo como parâmetro de análise os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela ONU, que visam o combate à fome e a miséria, o acesso à educação básica, igualdade entre sexos e a valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria na qualidade das gestantes, combate à Aids e à Malária, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento dos ODMs.