Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Entenda como economizar água e energia elétrica no banho durante as estações quentes do ano

Modelos inteligentes de chuveiro Lorenzetti programam a melhor temperatura de banho para a máxima economia

A opção pelo chuveiro Lorenzetti é uma forma prática de economizar na conta de luz e de, ao mesmo tempo, diminuir o impacto ambiental. Em tempos em que todo esforço em prol do meio ambiente é válido e necessário, o chuveiro Lorenzetti se destaca pela sua construção, que prioriza a eficiência energética.

 

A mudança nos ciclos da chuva causa fortes precipitações em áreas isoladas e a falta de chuva em outros lugares, prejudicando o abastecimento de água nas cidades. A chuva mal distribuída causa falta d’água nos reservatórios que abastecem as hidrelétricas, resultando em taxas extras pelas distribuidoras, caso das bandeiras tarifárias.

 

Chuveiro é responsável por até 30% da conta de luz

 

Por conta disso, cabe a cada pessoa também fazer sua parte, usando somente o necessário deste recurso natural. Para o verão que se aproxima, algumas medidas podem ser tomadas, a começar pelo chuveiro. Grande vilão das contas de energia elétrica, optar por modelos inteligentes cujos sistemas escolhem a temperatura ideal é uma ótima forma de economizar.

 

Além disso, é importante regular o tempo de banho. Estipula-se que o tempo ideal de banho é de oito minutos. Mais do que isso, o chuveiro fica sobrecarregado e há desperdício de água. Ligar vários aparelhos simultaneamente também sobrecarrega a rede elétrica. Isso vale para máquina de lavar, secadores de cabelo, entre outros aparelhos que puxam muita carga.

 

Adote hábitos que priorizem a economia de água

 

Com os dias quentes do verão, é normal que se tome mais banhos, principalmente em uma casa de praia. Porém, ainda assim, é possível economizar. Reutilizar a água do banho ou da lavagem de roupa para lavar o quintal ou para dar descarga são duas aplicações simples para usar a água que iria pelo ralo. No entanto, demanda um pouco mais de esforço para ser coletada.

 

Se em dias frios é difícil sair debaixo do banho quente, nos dias quentes o contrário é mais fácil. Por isso, um hábito a ser construído é o de fechar o registro enquanto se ensaboa, e só depois disso voltar a abri-lo. Estima-se que este pequeno gesto pode economizar até metade da água de um banho comum, que gasta cerca de 100 litros de água.

Logo, é perfeitamente possível economizar água no verão, principalmente no banho. Opte sempre por chuveiros Lorenzetti, cuja potência seja adequada ao seu uso, e procure dar preferência aos modelos inteligentes. Utilizando corretamente, a água não falta para ninguém e as mudanças climáticas são menos sentidas por todos.

Créditos: torwai / iStock

Posts Relacionados

Abono e pagamento nas férias são as principais dúvidas trabalhistas para 41% dos brasileiros

Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Médica explica o que é candidíase de repetição e como tratar esse problema

Vacinas para gestantes: imunização contra bronquiolite é inserida no calendário

Black Friday: consumidores podem começar a monitorar preços; saiba as estratégias para fugir de ciladas e principais direitos

Documentário explora mercado de energia limpa no país

Celular para idoso vale a pena? Confira como comprar em 2024

Como evitar infiltrações nos períodos de chuva da próxima estação

Em dez anos, Tecpar certifica 271 produtores orgânicos de São José dos Pinhais