Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Escola de Cães-Guias Helen Keller e UniAvan firmam parceria

Acadêmicos do Centro Universitário Avantis poderão fazer estágio e participar de pesquisas na escola de cães-guias

 

Centro Universitário Avantis – UniAvan assinou um convênio com a Escola de Cães-Guias Helen Keller, de Balneário Camboriú (SC), para que acadêmicos de todos os cursos da instituição possam fazer pesquisas e estágios no local. A parceria, que foi intermediada pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social, visa contribuir com o trabalho desenvolvido pela escola e também proporcionar experiências e aprendizados aos estudantes. Segundo o gerente da área, Eduardo Aranha, a instituição pretende trabalhar com a escola em várias frentes. “Nós entendemos a importância do que a Escola Helen Keller faz e queremos envolver nessa parceria diversos projetos já estabelecidos na UniAvan e, no futuro, criar outros, cumprindo, assim, o nosso papel social como instituição de ensino”, explica.

A Escola Helen Keller acompanha todo o processo de preparação de um cão para se tornar guia. Todos os animais graduados pela escola são provenientes de um plantel específico, sendo assim, somente os filhotes nascidos no local são treinados. Aos 60 dias de vida, os cães são encaminhados a voluntários que farão o papel de socializadores, ou seja, terão a missão de habituá-los a diferentes ambientes e situações até os 15 meses de idade. O cão, então, retorna à escola e realiza o treinamento para se tornar um cão-guia. Depois da graduação, a escola busca um cliente que corresponda ao perfil do animal e o entrega gratuitamente.

 

Como você pode ajudar

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2010), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão, sendo que há somente 133 cães-guias em atividade hoje no país. A Escola Helen Keller tem uma lista de espera com mais de duas mil pessoas. O investimento para a formação de um cão-guia é de, aproximadamente, R$ 120 mil. Se você quiser ajudar, entre em contato com a entidade pelo número (47) 99712-0986. Além disso, a escola também precisa de socializadores. Caso você tenha interesse, pode se inscrever pelo link caoguia.org.br/ficha-de-inscricao-socializador. Para ter um cão-guia Helen Keller, preencha o formulário do link caoguia.org.br/cao-guia/como-ter-um-cao-guia.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro