Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Escola SESI de Brusque: com metodologia dinâmica, instituição prepara alunos para as etapas da vida

Os alunos podem cursar, também, um dos diversos técnicos oferecidos pelo SENAI de forma integrada ao ensino médio. As matrículas para 2025 já estão abertas em Brusque

Educação inovadora, dinâmica e voltada para o futuro: assim é a metodologia da Escola SESI, de Brusque. Além do Ensino Médio, os jovens podem aproveitar o período e aprender também uma nova profissão, aderindo aos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI. O período de matrículas para o ano letivo de 2025 já está aberto e vai até 10 de fevereiro de 2025. Para garantir uma vaga, é necessário agendar uma visita à escola, conhecer a metodologia e entregar os documentos exigidos.

A Escola SESI de Brusque não se limita a fornecer uma educação de qualidade, conforme relembra a gerente Silvana Meneghini. “Além da educação de excelência, a Escola SESI oferece o Clube S, um programa de benefícios para os estudantes e suas famílias. Com ele, é possível obter descontos em diversos serviços e produtos em nível estadual, regional e local, proporcionando vantagens que vão além da sala de aula”, explica ela.

Ainda conforme Silvana, a metodologia adotada pela escola coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo projetos interdisciplinares e práticas de pesquisa. “Os alunos são incentivados a desenvolver o protagonismo, o senso crítico e a capacidade empreendedora, explorando ambientes de aprendizagem diferenciados como a participação em competições e olimpíadas”, completa.

Metodologia SESI

Pioneira na implementação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, a Escola SESI integra a educação básica a itinerários de formação profissional e aprofundamentos específicos. Na 1ª série todos os alunos cursam as áreas comuns e Mundo do Trabalho, com uma proposta de autoconhecimento. A intenção é instigar os estudantes na identificação de suas potenciais habilidades.

Já a partir da 2ª série iniciam os cursos específicos optados pelos alunos: Formação Geral Básica (FGB) ou Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Ambos possuem carga horária composta pelas disciplinas comuns, junto com ensinamentos e disciplinas específicas de cada curso.

Na Formação Geral Básica os alunos têm uma concentração nas áreas de Matemática e Ciências, somado ao arranjo curricular pautado no STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Já o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema é composto pelas disciplinas específicas para a formação.

“Esse currículo robusto desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho e a vida, capacitando os estudantes para serem agentes de transformação na sociedade”, conforme lembra Louise Caetano, coordenadora de Educação Básica.

Formação técnica junto com o ensino médio

Os alunos que estudam o ensino médio no SESI, portanto, têm a opção de se especializar através de cursos profissionalizantes. Para Louise esta é uma ótima opção pois, quando se formar, ele já terá esta titulação. “O curso técnico é concomitante ao ensino médio, ou seja, o estudante terá dupla certificação quando encerrar os estudos. As aulas são ofertadas no período da manhã, dentro da carga horária do ensino médio”, completa ela.

O curso técnico em desenvolvimento de sistemas, por exemplo, capacita o profissional para atuar no desenvolvimento de programas de computador, seguindo as especificações da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.

Para isso, a instituição conta com uma grade especial dentro do curso ofertando aulas de produção textual, modelagem de sistemas e programação de aplicativas, lógica de programação, fundamentos de eletroeletrônica e internet das coisas, além da implantação e manutenção de sistemas, por exemplo.

Posts Relacionados

Homem desaparecido após banho de mar em Balneário Camboriú é localizado sem vida

Polícia Militar prende trio por roubo a celular e tráfico de drogas em Balneário Camboriú

Acampamento Farroupilha de BC terá show da cantora uruguaia Catherine Vergnes na quinta

Grupo Koch realiza processo seletivo para nova loja em Tijucas

Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida promove pastelada solidária: tickets já estão à venda

Homem é preso após furtar 36 latas de cerveja em supermercado

IFC Camboriú promove desafio de mobilidade intermunicipal, no dia 19/09

Homem é detido com ferramentas e fios furtados no centro de Balneário Camboriú

Trio é detido em flagrante ao tentar furtar fiação de residência em Balneário Camboriú

Final de semana tem prisão de foragidos e violações de medida protetiva em Balneário Camboriú