O Laboratório de Análise de Águas da Vigilância Sanitária começou nesta segunda-feira (23) a monitorar a qualidade da água em 51 escolas públicas de Balneário Camboriú. Até 26 de janeiro, amostras dos bebedouros serão coletadas.
O trabalho ocorre duas vezes por ano, a cada início de semestre, desde 2003. Em 2017, atendendo a um pedido da Secretaria da Educação, a coleta foi antecipada para que, caso algum problema seja detectado, as escolas tenham tempo de providenciar soluções antes do início das aulas.
O relatório final das análises deve estar pronto até 31 de janeiro. De acordo com a responsável pelo Laboratório, Sônia Christina Boeing, são verificados no momento da coleta o PH da água e o cloro. Posteriormente, em laboratório, são examinadas a turbidez, a quantidade de flúor e a presença de coliformes fecais e totais.
Sônia também está orientando que os terminais dos bebedouros (onde a água é esguichada) sejam higienizados semanalmente com água sanitária, e que as caixas d’água sejam limpas a cada três meses. “Água imprópria para o consumo pode ocasionar problemas como diarreia, vômito, dor de cabeça e desconforto abdominal”, destacou.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200