ESF da Itaipava é capacitada para a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

0
ESF da Itaipava é capacitada para a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil
ESF da Itaipava é capacitada para a Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

Divididos em dois grupos, total de 29 profissionais de três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Itaipava participaram, nos dias 17 e 24 de junho, de oficinas da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.

Com atividades teóricas e práticas como leituras, escritos e encenações, a oficina de trabalho visa discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais da UBS e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local.

“A atividade é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável”, explica a responsável pelo Serviço de Nutrição da Secretaria de Saúde de Itajaí e tutora da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, Alessandra Monestel. Como exemplo das discussões levantadas a partir da realidade local, segundo ela, estão o manejo do aleitamento materno, prática da alimentação complementar, desenvolvimento infantil, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), entre outros.

A nutricionista ressalta que estas oficinas vem sendo realizadas desde 2014, quando o município aderiu à iniciativa de promoção ao Aleitamento Materno e Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Inicialmente foram realizadas nas Unidades da Canhanduba, Costa Cavalcante, Espinheiros, Santa Regina, Cidade Nova I. “Ano passado expandimos para a Unidade Nossa Senhora das Graças e este ano para a Itaipava”, reforça.

A Oficina de Trabalho sempre conta com a participação de três a quatro profissionais da Rede Pública Municipal que, no final de 2014, foram capacitados – com o apoio da Secretaria de Educação e do Ministério da Saúde – para se tornarem tutores da ação na cidade. Desde então, são eles os responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas UBS.

Esses profissionais são os pilares da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas UBS, de forma contínua. Itajaí possui 14 profissionais tutores de diversas profissões da área da saúde: pediatra, médico da ESF, nutricionista, enfermeiras e dentista da Estratégia Saúde da Família.

Desta forma, no dia 17, a oficina foi desenvolvida pelos tutores Alessandra Monestel (Nutricionista – Responsável Serviço de Nutrição/SMS), Roberta Barros de Souza dos Santos (Enfermeira ESF Itaipava) e Alessandro da Silva Scholze (Médico ESF Nossa Senhora das Graças), além de Samara Ferreira de Souza e Penélope Vizoni Mattos Pedroso de Oliveira (acadêmicas do Curso de Nutrição da Univali).

Já no dia 24, os tutores responsáveis pela capacitação dos profissionais da Itaipava foram Alessandra Monestel (Nutricionista – Responsável Serviço de Nutrição/SMS), Roberta Barros de Souza dos Santos (Enfermeira ESF Itaipava), Letícia Maria Arceno Luciano (Nutricionista Crescem) e Juliana Fernandes de Oliveira (Enfermeira ESF Santa Regina).

O que é

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.