Divididos em dois grupos, total de 29 profissionais de três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Itaipava participaram, nos dias 17 e 24 de junho, de oficinas da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil.
Com atividades teóricas e práticas como leituras, escritos e encenações, a oficina de trabalho visa discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais da UBS e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local.
“A atividade é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável”, explica a responsável pelo Serviço de Nutrição da Secretaria de Saúde de Itajaí e tutora da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, Alessandra Monestel. Como exemplo das discussões levantadas a partir da realidade local, segundo ela, estão o manejo do aleitamento materno, prática da alimentação complementar, desenvolvimento infantil, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), entre outros.
A nutricionista ressalta que estas oficinas vem sendo realizadas desde 2014, quando o município aderiu à iniciativa de promoção ao Aleitamento Materno e Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Inicialmente foram realizadas nas Unidades da Canhanduba, Costa Cavalcante, Espinheiros, Santa Regina, Cidade Nova I. “Ano passado expandimos para a Unidade Nossa Senhora das Graças e este ano para a Itaipava”, reforça.
A Oficina de Trabalho sempre conta com a participação de três a quatro profissionais da Rede Pública Municipal que, no final de 2014, foram capacitados – com o apoio da Secretaria de Educação e do Ministério da Saúde – para se tornarem tutores da ação na cidade. Desde então, são eles os responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas UBS.
Esses profissionais são os pilares da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas UBS, de forma contínua. Itajaí possui 14 profissionais tutores de diversas profissões da área da saúde: pediatra, médico da ESF, nutricionista, enfermeiras e dentista da Estratégia Saúde da Família.
Desta forma, no dia 17, a oficina foi desenvolvida pelos tutores Alessandra Monestel (Nutricionista – Responsável Serviço de Nutrição/SMS), Roberta Barros de Souza dos Santos (Enfermeira ESF Itaipava) e Alessandro da Silva Scholze (Médico ESF Nossa Senhora das Graças), além de Samara Ferreira de Souza e Penélope Vizoni Mattos Pedroso de Oliveira (acadêmicas do Curso de Nutrição da Univali).
Já no dia 24, os tutores responsáveis pela capacitação dos profissionais da Itaipava foram Alessandra Monestel (Nutricionista – Responsável Serviço de Nutrição/SMS), Roberta Barros de Souza dos Santos (Enfermeira ESF Itaipava), Letícia Maria Arceno Luciano (Nutricionista Crescem) e Juliana Fernandes de Oliveira (Enfermeira ESF Santa Regina).
O que é
A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.