Após compreender quais são os seus objetivos financeiros e como você enxerga o valor do dinheiro, será importante entender qual é a visão de seus familiares.
Curitiba, agosto de 2022 – Orçamento familiar, financeiro, de investimentos ou simplesmente poupar. Temas delicados para muitos brasileiros que não sabem como falar com a família sobre dinheiro. Quem é investidor ou quer começar a desbravar esse caminho, precisa entender que é fundamental elaborar um bom planejamento para a construção de um patrimônio para o longo prazo. Ricardo Penha, sócio-fundador do Hub do Investidor, diz que quanto mais cedo esse movimento se iniciar, maior serão os benefícios a serem aproveitados posteriormente. “Entretanto, também será preciso reconhecer a importância que se tem em alinhar as expectativas para o futuro junto com a família e, se for o caso, ensinar aos filhos o quanto antes sobre perspectivas financeiras para a vida”, orienta.
Passo a passo para conversar sobre dinheiro com a família
Em primeiro lugar é preciso perguntar o que o dinheiro significa para você. “Antes de iniciar o alinhamento de expectativas com a sua família, ou ainda orientar as crianças sobre esse tema, é preciso elaborar uma clara definição sobre qual é o valor que o seu patrimônio representa para você”, destaca. Para iniciar essa linha de pensamento, você pode se fazer algumas perguntas, como por exemplo:
- O que eu mais valorizo na minha vida?
- Onde eu quero que meus filhos e netos cheguem um dia?
- Quais são os meus objetivos com relação ao meu patrimônio?
“Por exemplo, suponhamos que o propósito da sua vida é conquistar a liberdade financeira, de forma que seja possível decidir entre continuar trabalhando ou aposentar-se mais cedo, e, assim, viajar por todo o mundo. Por outro lado, você pode ter como finalidade alcançar um patrimônio que lhe permita ajudar a sua comunidade, de forma que você seja capaz de financiar projetos sociais, como ONGs, projetos em prol do meio ambiente, ser um patrocinador de atividades culturais, dentre outras possibilidades”, analisa.
Conforme o especialista, nesse primeiro momento, o mais importante é ter a certeza do que realmente importa para a sua vida pessoal e quais são os seus objetivos com as suas finanças. “Além disso, não busque se preocupar com os objetivos financeiros de outras pessoas. Afinal, é você quem irá batalhar por esses desejos, então essas decisões devem ser pessoais e estarem alinhadas com o futuro que você enxerga para si”, orienta.
Entender quais são as expectativas da Família
Após compreender quais são os seus objetivos financeiros e como você enxerga o valor do dinheiro, será importante entender qual é a visão de seus familiares. “Assim, deve-se buscar alinhar as expectativas com a sua parceira ou parceiro, para que seja possível construir um consenso de como a família irá se unir em prol desses objetivos estabelecidos. O mais importante é reunir as ideias e entender quais são as divergências, para que seja encontrado um plano em comum e assim, sejam reunidas as forças necessárias para conquistá-lo. É com sabedoria e um bom planejamento que facilitará o sucesso da família, afinal, sem que haja um foco, será mais difícil entender as razões da trajetória que se segue”, relata.
O especialista diz que, por exemplo, é comum que muitas famílias priorizem o estudo de seus filhos, para que com o conhecimento adquirido, o patrimônio seja bem cuidado ao longo de outras gerações. Caso essa também seja a sua prioridade, será necessário um estudo do que será preciso para que essa motivação seja bem desenvolvida. “Lembre-se que, acima de tudo, é preciso que a conversa seja harmoniosa e, nesse primeiro momento, não concentre as preocupações sobre os valores monetários que serão necessários para esses fins”, diz.
Conversar com os seus filhos sobre dinheiro
Caso você tenha a aspiração de construir uma família com filhos, é preciso definir quais são os seus planos para o futuro deles e de que forma esse assunto será apresentado para eles. “Por exemplo, você pretende financiar a educação dos seus filhos até que eles estejam prontos para trabalhar? Ou irá se planejar para até o fim da faculdade deles? Ou ainda, você deseja estar preparado caso eles optem por não fazer faculdade ou não consigam arranjar um emprego até os 30 anos? Assim como será mais fácil para a família se dedicar em prol das metas estabelecidas, quando os valores estão alinhados, para os filhos não será diferente. Caso você seja capaz de construir um patrimônio significativo ao longo de sua trajetória, será fundamental que a próxima geração saiba como lidar com essa herança, concorda?”.
Penha orienta que, ao longo do tempo de aprendizagem das crianças e dos adolescentes, se questione constantemente se eles estariam preparados para tomar decisões de negócio, caso estivessem no controle. Ou ainda, se estariam prontos para controlar o legado que lhes foi deixado. “Como um primeiro passo nesse trajeto de educação financeira, é fundamental construir a consciência dos seus filhos de que forma as conquistas financeiras da vida irão lhe trazer benefícios futuramente. Além disso, saber ensinar aos seus filhos como continuarem com o crescimento do patrimônio que foi lhes deixado, com muita dedicação e estudo, será decisivo para como será o futuro das próximas gerações da linha hereditária da família”, avalia.
Importante também ter em mente que esse aprendizado não será uma via de mão única. A troca de conhecimento de pais com seus filhos também garantirá uma oportunidade de explorar as ideias desses jovens, como conhecer outras possibilidades de metas, expectativas e novos valores.
Como o Hub do Investidor pode ajudar
Após ter suas prioridades e valores bem definidos e esses estiverem de acordo com a linha de pensamento da sua família, é natural se perguntar como seguir com os próximos passos. E é nesse momento que o Hub do Investidor pode ajudar. “Somos uma empresa de análise de investimento onde acreditamos que é essencial alinhar seus objetivos financeiros com um planejamento bem definido, na qual as decisões de investimentos a serem tomadas sejam seguras para elaborar um portfólio condizente com seu perfil de risco e interesses orçamentários. Por isso, desenvolvemos um serviço que conta com a assistência de profissionais especializados e prontos para esse desafio”, diz Penha.
Para saber mais, acesse o site do Hub Prime, que será onde você terá acesso a um atendimento personalizado, com um dos especialistas para auxiliá-lo nesse momento importante que irá fazer toda a diferença para o seu futuro e das próximas gerações da sua família.