A praia de Itacoatiara, normalmente protagonista pela potência das ondas e beleza natural, se tornou coadjuvante no último sábado (26/11), isso porque passaram por lá os melhores atletas de bodyboarding do estado do Rio de Janeiro, e, como já era esperado, deram um show de radicalidade na onda mais potente e mais propícia ao esporte que temos no Brasil.
O mar estava épico, com as condições beirando a perfeição. Radicalidade pura na água do início ao fim da competição, da categoria mais radical, a Pro Masculino, à mais inexperiente, a Sub 16. É, e os garotos encararam as pesadas ondas de Itacoatiara e surpreenderam todos com muita manobra aérea de qualidade.
O dia começou com os profissionais, e a ausência do líder do Circuito Estadual animou os adversários diretos ao título com a possibilidade de assumirem a ponta. No entanto, o que se viu foi a eliminação precoce de Dionatan Barroso e Israel Eduardo e, com isso, Lucio Santana segue na ponta. A etapa foi marcada pelo domínio dos atletas cariocas, os atletas do interior não foram bem e a semifinal foi inteiramente dominada pelos atletas da capital.
Gabriel Popó, local de São Conrado, estava impossível, venceu todas as baterias que disputou e chegou na final com o moral alto. Popó estava super afinado com as ondas de Itacoá e logo no inicio já tinha mais de 12 pontos de somatório. Como se não fosse suficiente para vitória, Gabriel queria mais e achou mais uma bela onda, dessa vez um high score (9,17), deixando todos os seus adversários em combinação. A disputa então se voltou pelo vice-campeonato. Caio Araújo vinha bem na bateria, até que Ricardo Ramos, também local de São Conrado, achou uma última onda salvadora e ficou com a segunda colocação. Caio terminou em terceiro lugar, com o “capitão” David Barbosa fechando o pódio.
Entre as mulheres, mais uma vez deu Maira Viana. A atleta conquistou sua quarta vitória consecutiva, e garantiu, por incrível que pareça, seu quarto titulo estadual entre as profissionais. A segunda colocada foi a niteroiense Maria Helena, seguida pela carioca Gabriela Gouveia, e na quarta colocação, fazendo um excelente test drive entre as profissionais, a ainda amadora Nivea Borghi.
Entre os amadores, um dos destaques, mesmo não passando da segunda fase, foi o riostrense Jerson Luiz. Sentindo-se literalmente solto nas ondas de Itacoá, Jerson protagonizou o único 10 unânime da competição. Ele conseguiu achar uma bela direita e com muita velocidade atacou o lip na hora certa, na veia, e deu um aéreo super alto e envergado arrancando a nota máxima da comissão de arbitragem. Alias, falando em riostrenses, eles realmente roubaram a cena. A final não poderia ser mais emocionante, com Brenner Santos, quem também veio arrancando as melhores médias em todas as fases, terminando a final e já comemorando a vitória, mas viu Lucas “Feijão” Oliveira conseguir uma boa nota no último segundo, arrancando a vitória de suas mãos, mas mantendo o caneco na cidade de Rio das Ostras. Brenner ficou em segundo. O terceiro colocado foi o carioca Pedro Henrique, e na quarta posição, fechando o pódio e fazendo sua primeira final no Circuito Estadual de 2016, o campista Marco Aurélio.
Na Open Feminina, quem venceu e se sagrou campeã estadual por antecipação foi a capixaba Nivea Borghi. A segunda colocada foi a cabofriense Izabel Fonseca. Em terceiro e quarto lugares, respectivamente, ficaram Victoria Moraes e Kamila Silva, de Rio das Ostras.
A garotada da Sub 16 botou pra quebrar. Os garotos encararam as pesadas ondas de Itacoatiara e atacaram o lip, arrancando muitos aplausos pela superação de alguns e pelas manobras mais que aéreas de outros. Quem venceu mais uma vez, a quarta vitória do ano, e também garantiu o título estadual com uma etapa de antecipação foi o macaense Luan Tavares. Seguido pelos cariocas Igor Almeida, Jonathan Silva e Thiago Silva.
Em breve, a FEBBRJ divulgará o ranking completo de todas as categorias e uma matéria especial sobre as contas que cada atleta precisa saber para conquistar o título.
Próxima etapa – Duas categorias ainda não definiram seus campeões, a Open Masculino e a Profissional Masculino. Elas serão decididas na última etapa do Circuito Estadual, que acontecerá na paradisíaca praia Brava, em Arraial do Cabo, nos dias 17 e 18 de dezembro.
O evento – O Kamona Itacoatiara Bodyboarding Challenge 2016 foi uma apresentação da Kamona Surf Shop, com co-patrocínio da MBI Serviços, sandálias Kenner, Genesis Bodyboards e pés de pato The One 2, com apoio da Molusco, Exit X Bodyboards, Puro Suco, André eventos, Ylimitada comunicação visual, Nanga Sports, 2nd Closet, Pousada Fala!, Guaracamp, Julia Kastrup e Aporé fotografia.