Cerca de 40 estudantes do Colégio Adventista de Itajaí tiveram uma aula diferente. Eles conheceram como a história de Itajaí é preservada por meio do Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí – CDMH. As visitas ocorreram nos dias 23 e 27 de junho e foram cheias de descoberta. A primeira delas foi a Casa Lins, sede do Centro de Documentação.
Patrimônio histórico de Itajaí desde 1999 a Casa Lins foi construída entre 1910 e 1912 para residência do Dr. Norberto Backmann, médico sanitarista. Em 1925 ela foi vendida para Francisco Olegário dos Santos e Maria Zimmermann, pais de Consuelo dos Santos que veio a se casar com Genésio Miranda Lins, que doou a casa para a Municipalidade. Após conhecerem a história da Casa Lins os estudantes foram orientados sobre as normas de pesquisa e receberam luvas e máscaras para que pudessem conhecer os arquivos.
Os alunos receberam uma aula sobre a conservação, restauro e disponibilização das diversas fontes históricas (fotos, jornais, revistas etc.). Para ilustrar, imagens foram projetadas sobre os diversos aspectos históricos da cidade de Itajaí. A Casa Lins e o seu anexo, construído em 2001, abrigam o Arquivo Público de Itajaí, com o Laboratório de Conservação e Restauro, a Biblioteca de Apoio, o Setor de Educação Patrimonial, o Setor Editorial, a Hemeroteca (coleção de jornais), os acervos iconográficos (fotografias e gravuras) e a documentação de valor histórico do Município de Itajaí.
Escolas e outros grupos interessados em conhecer o Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí podem agendar uma visita. São necessários, no mínimo, três dias úteis de antecedência e a turma não pode ultrapassar mais de 25 alunos. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (47) 3348-1886.