Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina visitam o Marina Beach Towers em Balneário Camboriú

0

Balneário Camboriú e sua imponente construção civil tem se tornado palco para muitas visitas estudantis aos canteiros de obras. Alunos e professores vêm de diversos cursos de Engenharia Civil em busca de informações técnicas sobre as edificações e acabam conhecendo na prática como os empreendimentos são erguidos.

Na semana passada 19 alunos da sétima fase do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina, juntamente com quatro professores da Instituição estiveram no Marina Beach Towers, da Construtora Mendes

Sibara para uma visita técnica na Torre Pacific, ainda em obras, e na Torre Atlantic, já entregue, com o objetivo de acompanhar na prática a execução da obra.

A visita foi acompanhada pela equipe de Engenharia da construtora, que fez uma apresentação teórica dos métodos adotados pela empresa para a execução das obras e na sequência uma apresentação da prática. “Este foi o primeiro contato da maior parte dos acadêmicos com uma obra de tal porte, tanto em dimensões como em nível de acabamento. A visita técnica foi muito proveitosa principalmente pela explanação recebida a respeito do Lean Costruction”, ressaltou um dos professores que acompanhou os alunos, Lucas Bastianello Scremin.

O Lean Construction é uma filosofia baseada nas atividades de fluxo e nos critérios de valor. A proposta é melhorar o processo removendo as ineficiências, implantando a autoinspeção e a inspeção sucessiva, a redução do transporte e suas ineficiências, a melhoria do layout e a eliminação dos tempos ociosos de processo, entre outras providências.

O professor Lucas Scremin ainda elogiou a preocupação da empresa com o aprimoramento dos processos inerentes à construção civil, contribuindo assim para uma diminuição de desperdícios e otimização do tempo de obra.