Premiação aconteceu na sexta-feira (12) e três alunos voltaram para casa com medalhas de ouro, prata e bronze nas etapas nacional e regional
Os alunos da escola SESI de Brusque acabam de conquistar os lugares mais altos do podium da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta sexta-feira (12), e consagrou três estudantes da instituição: Barbara Siegel Pedrini, com medalha de prata (etapa nacional) e ouro (etapa regional), Manuela Leandro Conceição e Artur Cabral e Silva, com medalhas de bronze (etapa nacional) e prata (etapa regional).
Os estudantes, que já haviam vencido a etapa regional, competiram com milhares de alunos de todo o país nesta última etapa que envolveu o Brasil todo. Conforme o estudante Artur, a vitória foi recebida com uma feliz surpresa. “Não esperava ganhar, foi muito bom poder participar e ainda receber esse reconhecimento”, completa ele.
A Olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Podem participar estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao terceirão do Ensino Médio.
Conforme Louise Caetano, coordenadora de Educação Básica, a Escola SESI de Brusque, a participação dos alunos nestes eventos é totalmente voluntária, mas incentivada pela instituição. “É uma excelente maneira dos estudantes avaliarem seus conhecimentos e nivelarem como estão diante do cenário brasileiro. Esta, em especial, é uma Olimpíada renomada e aguardada ansiosamente pelos alunos”, completa ela.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, um dos objetivos da OBMEP é de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
Para Silvana Meneghini, gerente executiva regional do SESI SENAI, premiações e eventos como este são oportunidades para jovens estudantes demonstrarem suas habilidades, promoverem o intercâmbio de conhecimentos e se destacarem no cenário nacional. “Sempre incentivamos os estudantes a participarem. Além de estimular o estudo da matemática, a Olimpíada também contribui para a formação de futuros profissionais e, quem sabe, a descoberta de novos talentos dentro das ciências exatas”, conclui.