Eles estudaram, se dedicaram e agora vão mostrar seu potencial para todo o Brasil. A Escola SESI de Itajaí foi selecionada para participar de dois dos mais relevantes eventos educacionais nacionais de 2025: a fase final da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que acontecerá em novembro, em Campinas (SP), e a Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), marcada para dezembro, em Salvador (BA).
Em ambas as iniciativas, estudantes do Ensino Médio representarão Santa Catarina com projetos desenvolvidos sob orientação do professor Luiz Paulo Klock Filho.
A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma competição de alcance nacional, destinada a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o objetivo de estimular o interesse pela Geografia, promover o pensamento crítico e interdisciplinar e valorizar o ensino da disciplina nas escolas. Em sua 10ª edição, a OBG reúne escolas públicas e privadas de todo o país, com as melhores equipes estaduais sendo classificadas para a fase nacional, que ocorrerá presencialmente em novembro, na cidade de Campinas, São Paulo.
Representando Santa Catarina, os estudantes João Carlos da Costa Junior, Lorenzo Forte e Pedro Silveira Prachthauser, do Ensino Médio da Escola SESI de Itajaí, participarão da etapa nacional após superarem três fases online compostas por questões objetivas e analíticas sobre temas como Geografia física e humana, cartografia, meio ambiente, atualidades, interpretação de gráficos e mapas. A quarta e última fase, presencial, incluirá atividades práticas, oficinas e discussões interdisciplinares com equipes de todo o país.
Preparação
Os alunos vêm se preparando intensamente por meio de grupos de estudo, resolução de questões de edições anteriores e aprofundamento em temas geográficos atuais. A orientação pedagógica é conduzida pelo professor Luiz Paulo Klock Filho, que acompanha a equipe desde o início da preparação.
De acordo com Anderson Colla, coordenador de Educação da Escola SESI de Itajaí, a participação na OBG representa o resultado de uma proposta educacional que valoriza o protagonismo dos estudantes, a pesquisa e a construção coletiva do conhecimento. A expectativa para a fase nacional é de uma experiência enriquecedora, com troca de saberes entre estudantes de diferentes estados e vivência em um evento de alto nível acadêmico.
Feira de Iniciação Científica
A Escola SESI de Itajaí também teve um de seus projetos selecionado para a Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), que será realizada em dezembro, na cidade de Salvador (BA), na Escola SESI Djalma Pessoa. A FENIC tem como objetivo promover a iniciação científica entre estudantes da educação básica e do ensino técnico, funcionando como uma feira de ciências onde são apresentados projetos científicos, tecnológicos e de inovação.
O projeto selecionado para representar Santa Catarina tem como título “Inteligência Artificial no Ensino Médio na Escola SESI de Itajaí: impactos, desafios e oportunidades no processo de ensino-aprendizagem”. Desenvolvido pelas estudantes Anna Luisa dos Santos Siqueira, Laura Marcon Jesus e Esther Athaíde Magalhães, também sob orientação do professor Luiz Paulo, o trabalho investiga os efeitos do uso da inteligência artificial por estudantes em sala de aula, especialmente no que se refere à desmotivação e ao uso inadequado das ferramentas tecnológicas, que podem comprometer o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, raciocínio lógico e autonomia.
A pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema de tutoria inteligente, voltado especificamente para o ensino de matemática, com o objetivo de estimular a autonomia intelectual e o raciocínio dos estudantes. Ainda em fase inicial, o protótipo já passou por testes com usuários-piloto e obteve respostas positivas quanto à sua fundamentação pedagógica e usabilidade. O grupo adota a metodologia Design-Based Research (DBR), ou Pesquisa Baseada em Design, que permite o aperfeiçoamento contínuo do sistema com base em ciclos de prototipagem, aplicação prática e análise crítica dos resultados.
A seleção para a FENIC foi realizada por meio de uma banca avaliadora virtual, organizada pelo SESI Santa Catarina em parceria com o SESI Bahia e o Departamento Nacional do SESI. Três projetos foram escolhidos para representar o estado, com base em critérios como qualidade e relevância da pesquisa, inovação, maturidade, documentação científica e domínio na apresentação. O projeto da Escola SESI de Itajaí atendeu aos critérios e demonstrou alinhamento com os objetivos da feira. “A participação nos eventos nacionais representa mais uma etapa importante nessa trajetória de formação integral e de incentivo à inovação educacional”, finaliza Anderson Colla.