Molde é especializada em criar estratégias de posicionamento e design de marcas e emplacou projetos no Latin American Design Awards (LADAWARDS), principal iniciativa de reconhecimento de projetos gráficos na América Latina
Há mais de sete anos criando novas estratégias de posicionamento e design de marca em Blumenau, a Molde comemora mais um reconhecimento: o estúdio de design estratégico acaba de receber duas medalhas de bronze no Latin America Design Awards (LADAWARDS), um dos principais reconhecimentos de design da América Latina.
Os projetos reforçam a identidade exclusiva e a criatividade de dois negócios também de Blumenau. Na categoria Packaging — Home, Leisure & Other Markets, a Molde foi premiada com o case das embalagens de velas para a barbearia Rui’s One Chair. Produzidas em série limitada de apenas 10 unidades, as embalagens foram ilustradas à mão por Gabriella Prussak, ilustradora do projeto, dando vida a um conceito artesanal que revela a exclusividade da barbearia.
Já o paredão tipográfico do Offcina Café, bastante conhecido por quem frequenta o coworking de nome homônimo, figurou entre os melhores projetos de design gráfico da América Latina na categoria Environmental Graphics. O paredão foi desenvolvido em parceria com as marcas Céu Design e Clint Studio.
“O Rui’s é um de nossos primeiros clientes e a conexão de longa data e a liberdade criativa que sempre existiu entre nós foram fundamentais para inspirar esse projeto. O resultado foi um produto exclusivo, artístico e colecionável, que reforça a identidade da marca e amplia a conexão entre o espaço, a comunidade e a experiência sensorial que o Rui cultiva há anos. Da mesma forma, nossa proximidade com a história do Officina deu o Norte que precisávamos para transformar o paredão, que sempre se destaca entre os frequentadores do café, traduzindo a essência do lugar”, detalha o sócio da Molde, Guilherme Hack.
A divulgação do resultado do LADAWARDS aconteceu no último sábado (13), em Cusco, no Perú. Neste ano o prêmio recebeu mais de 1500 inscrições de 16 países.
“Em ambos os casos, nossos projetos autorais buscam traduzir, com sensibilidade e de forma artesanal, a expressão única de cada marca. Quando pensamos em design, queremos trazer à tona o que há de melhor em cada empresa, de maneira estratégica. Ter dois projetos reconhecidos no LADAWARDS mostra que este tipo de comunicação mais ousada pode fazer a diferença e engajar tanto o público de cada negócio quanto o mercado como um todo”, celebra o também sócio da Molde, Robson Stédile.
A lista completa de premiados está disponível em: https://ladawards.org/2025/en/
Marca premiada também em solo brasileiro
O reconhecimento internacional dos projetos da Molde pavimenta um caminho que já é marcado por outras premiações. O estúdio recebeu em 2022 o Prêmio Brasileiro de Design, foi reconhecido na 14ª Bienal Brasileira de Design de 2024 e premiado no Prêmio Bornancini de Design de 2024.
No mercado desde 2018, a Molde assina projetos de diferenciação de marca de amplo reconhecimento em empresas tradicionais da região, como Blumenau Iluminação, Vetter, Plasvale, Doce Trama, Vermont e Queijos Pomerode. Os fundadores Alexandre Kumm, Guilherme Hack e Robson Stédile apostam em um método exclusivo de criação de estratégia de comunicação que define desde o tom de voz até uma análise de resultados. Mais de 80 clientes compõem o portfólio da empresa e mais de 140 projetos já foram entregues, entre estratégias de marca e projetos criativos que ampliam a relevância de seus clientes no mercado.
Foto: Zeca Day

![[Molde]-Imagens-LAD-2025-01](https://diariodacidade.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Molde-Imagens-LAD-2025-01-696x435.jpg)