Estudo aponta que interações em evento ao vivo aumentam a confiança dos consumidores em uma marca

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Experiências de live marketing e ExperienceTech também apresentam benefícios para retenção de clientes e aumento de vendas

Consumidores adoram fazer parte de experiências em tempo real, de acordo com uma pesquisa da produtora de eventos norte-americana Freeman em parceria com a especialista em inteligência de dados Edelman DXI.

O levantamento Freeman Trust Report 2023 mostra que 77% dos consumidores passaram a confiar mais em uma marca depois que participaram de eventos ao vivo, o que afeta diretamente o relacionamento deles com a empresa.

Depois de uma experiência interativa, 70% dos participantes se sentem mais informados, 63% mais inspirados e conectados com os colegas e a indústria e 62% ficam mais animados.

O despertar de sentimentos e a criação de memórias contribui para o crescimento de 67,5% nas interações online – engajamento nas redes sociais e alta de palavras-chave, por exemplo –, visitas no site da empresa, marketing de boca a boca e compra de produtos ou serviços.

A intensidade e velocidade dos meios de comunicação, além da diversidade de conteúdos a serem consumidos que existem hoje em dia, faz com que as empresas adotem estratégias cada vez mais criativas para atrair as pessoas em meio à forte concorrência que mora na tela dos computadores e celulares.

O live marketing é uma estratégia poderosa, mas pode se tornar ainda mais memorável quando é unido ao chamado ExperienceTech.

O que é ExperienceTech?

ExperienceTech é um modelo de negócios para a criação de experiências únicas com o auxílio de recursos tecnológicos, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Realidade Mista (MR) e Realidade Estendida (XR).

É justamente o uso da tecnologia que possibilita a aplicação do modelo em empresas do futuro em qualquer setor de atuação, já que as infinitas possibilidades dos elementos virtuais criam experimentos totalmente personalizáveis.

Como o ExperienceTech funciona?

Esse modelo de negócios une a interação humana com sistemas inteligentes de alta complexidade para criar experiências em tempo real que sejam significativas e marcantes, a fim de estreitar os laços entre consumidores e marcas.

A harmonia entre humanidade e máquina tem relação direta com a Indústria 5.0, que busca tornar a conexão entre as pessoas e as tecnologias mais próxima, imersiva e saudável.

Isso significa que ExperienceTech foge de tudo aquilo que é genérico para desenvolver eventos impressionantes e customizados. Com a ajuda das tecnologias anteriormente citadas, tudo é possível, como fazer com que os participantes sejam transportados para outro universo sem sair do lugar ou interagir com um robô que pode explicar todos os detalhes de um produto ou serviço.

A capacidade de adaptação é algo extremamente importante porque não apenas se encaixa às necessidades de cada empresa, mercado ou público, mas também pela possibilidade de fazer ajustes de acordo com critérios de entrega de valor. Assim, o organizador tem todo o controle nas mãos para agir da maneira que achar mais pertinente.

Assim como é vantajoso para o sucesso de negócios, uma ExperienceTech também é uma ferramenta poderosa para promover a educação. Uma empresa pode usar ferramentas digitais para treinar seus funcionários, assim como uma universidade consegue envolver estudantes em atividades de grande valia para sua formação e também para o bem comum da sociedade, já que esses recursos são capazes de atuar como braços de projetos e pesquisas científicas e sociais.

Principais soluções

Como mencionado anteriormente, uma ExperienceTech usa algumas soluções para criar experiências memoráveis:

  • Inteligência Artificial (IA): capacidade das máquinas de emular atividades humanas a partir de informações armazenadas em seus sistemas; quanto mais dados, maior a capacidade da IA de identificar, analisar, organizar e executar tarefas. Exemplos: chatbots e ferramentas generativas (ChatGPT).

  • Internet das Coisas (IoT): rede de dispositivos físicos conectados à internet para trocar dados (entre si e com outros sistemas) e executar funções diversas. Exemplos: casas inteligentes e smartwatches.

  • Realidade Mista (RM): tecnologia que combina o ambiente real com elementos virtuais, possibilitando interações em tempo real. A RM permite que objetos físicos e digitais coexistam e interajam, criando uma experiência que integra o mundo virtual ao mundo físico de forma fluida.

  • Realidade Estendida (XR): tecnologia que abrange realidades virtuais, aumentadas e mistas, permitindo interações em múltiplos ambientes (físico e digital).

Quais são os benefícios de uma ExperienceTech?

O estudo da Freeman e Edelman DXI mostra como os eventos ao vivo fazem com que os consumidores tenham mais confiança nas empresas. Uma ExperienceTech segue a mesma linha de satisfação e retenção de clientes, mas vai além.

Os recursos de tecnologia criam experiências dificilmente vistas em qualquer outro lugar, o que causa um forte encanto nos participantes. Quando se vive situações fantásticas com a ajuda de óculos de Realidade Virtual, por exemplo, é difícil esquecer de uma atividade tão distinta e das sensações que partiram dela.

Essa também é uma ótima forma de se destacar no mercado – ainda mais diante de empresas concorrentes que não adotam o modelo de negócio em questão. E mesmo que os competidores utilizem da mesma estratégia, não oferecerão a mesma experiência porque ExperienceTech é baseado em personalização e unicidade.

As tecnologias ainda permitem a extração de dados valiosos e coletados da melhor fonte possível: os próprios consumidores.

Quando os clientes e clientes em potencial participam de atividade ao vivo, os organizadores podem ver de perto como se comportam e como respondem ao produto, serviço, políticas da empresa, posicionamento de marca e ao evento em si.

Além disso, os próprios dispositivos podem armazenar informações importantes para correção de problemas, desenvolvimento de produtos e o desenho de novas estratégias de marketing, vendas, atendimento, etc.

Foto de RDNE Stock project: https://www.pexels.com/pt-br/foto/marketing-empresario-homem-de-negocios-saida-7414284/