Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Estudo norte-americano aponta que vacina da gripe pode reduzir gravidade da COVID-19 e até ajudar a evitar contaminação

Pesquisa com mais de 27 mil pessoas apontou que imunizados contra influenza tiveram resposta melhor ao coronavírus. Especialista reforça importância da vacinação em massa contra a gripe inclusive para evitar a demanda hospitalar neste momento

Um estudo publicado pelo American Journal of Infection Control, em fevereiro, apontou redução de 24% nas positivações da COVID-19 em pessoas vacinadas contra a gripe. Não só. A necessidade de hospitalização caiu para 42% e a necessidade de ventilação mecânica foi 55% menor, comparado a quem não se vacinou. Ou seja, respostas melhores à doença.

Segundo a enfermeira Miriam Regina Fuck, fundadora, proprietária e responsável técnica de enfermagem da Bravacinas Clínica de Vacinação, a vacina contra a gripe não substitui aquelas produzidas contra o Coronavírus, mas pode ser aplicada para diminuir os riscos de contaminação e complicações, além de evitar problemas que podem levar à necessidade de hospitalização — e até mesmo ao óbito, como pneumonia e insuficiência respiratória.

Para realização do estudo, as análises foram feitas com mais de 27 mil pessoas do Michigan, nos Estados Unidos, que fizeram o teste para Covid-19. No entanto, este é um estudo realizado após o fim dos quadros dos pacientes, chamado de estudo retrospectivo.

“O estudo aponta resultados positivos na gravidade da infecção, mas não substitui a vacina própria contra a doença. No entanto, principalmente considerando a atual crise do sistema de saúde e a escassez dessas vacinas, se imunizar contra a gripe neste ano é um escudo ainda mais importante e necessário para ajudar a reduzir a demanda sobre o atendimento hospitalar”, explica a especialista.

Ela reforça, ainda, que a vacina contra a gripe deve ser feita anualmente, pois o vírus Influenza passa por transformações e mutações, e a cada ano, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, as vacinas são produzidas com base nos vírus mais ‘ativos’ em cada país.

“Por isso, as vacinas são atualizadas e todo mundo precisa se vacinar de novo. Existem duas opções de vacina contra a gripe. A trivalente, que é a disponível no SUS, e a ou quadrivalente, que protege contra quatro variações da Influenza e é fornecida em clínicas privadas. Ambas imunizam contra a h1n1”, esclarece.

Pessoas a partir de 6 meses de idade podem ser imunizadas contra a gripe, desde que não estejam com febre ou debilitadas no dia da aplicação, nem sejam alérgicas aos componentes da vacina. No SUS, a prioridade é para os grupos de risco, como idosos, crianças, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.

“Para quem acabou de tomar dose contra a Covid-19, preconiza-se um intervalo de 14 dias até receber qualquer outra vacina, inclusive a da gripe. Ainda não há estudos nesse sentido, mas é a recomendação geral até que novas pesquisas sejam publicadas”, alerta Miriam.

Expectativa é de que no futuro exista uma só vacina
Futuramente, cientistas veem que uma vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 possa existir – o assunto foi debatido recentemente pela chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Imperial College London, a virologista Wendy Barclay. Porém, até que isso aconteça e que todas as pessoas sejam vacinadas contra o Covid, o melhor cenário é a imunização em massa contra a gripe – o que deve ser feito anualmente.

Saiba mais
Há 13 anos no mercado, a Bravacinas é uma clínica altamente especializada, que trabalha exclusivamente com a vacinação humana. Atualmente possui duas unidades, uma localizada no centro de Itajaí, na Rua José Bonifácio Malburg, 470; e outra em Balneário Camboriú, na Avenida Martin Luther, 350.

 
Fotos: Divulgação / Huna Comunicação

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro