Evento inédito em SC reunirá neste sábado 3,2 mil jovens para propor inovações na educação
Cerca de 3,2 mil jovens participarão, neste sábado (16), do workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Serão 16 encontros simultâneos, realizados nas cidades-sede das vice-presidências da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários.
“É uma iniciativa inédita que vai contemplar todas as regiões do Estado. O jovem, o principal interessado na educação, é pouco ouvido. A maturidade deles nos surpreende, são muito conscientes da responsabilidade que têm pela melhoria da qualidade da sua educação. Por isso, estamos mobilizando estudantes de todo o Estado para que participem em suas regiões das discussões sobre o tema”, convida o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
Em Chapecó, o evento ocorrerá na sala Eli Camargo do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, das 08 às 12 horas, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e da Gerência Regional de Educação. De acordo com o interlocutor regional do Movimento SC pela Educação e gerente de Educação e Tecnologia do SENAI, Almeri Dedonatto, o principal objetivo é promover o diálogo entre os jovens acerca do tema educação, com ênfase no seu projeto de vida, vantagens de permanecer na escola e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, resultando na elaboração de um documento com as principais proposições apresentadas.
O principal desafio é atrelar o ensino aos anseios dos estudantes que não enxergam sentido naquilo que estão aprendendo. Estudos mostram que os principais motivos por trás da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.
Em Santa Catarina, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD, de 2015), aponta que 64 mil crianças e adolescentes, com idades de 4 a 17 anos estão fora da escola. Já o Censo Escolar mostra que 32,3% dos catarinenses com 19 anos não concluíram o ensino médio.
No final do evento será elaborado um documento com proposições dos jovens para que a educação catarinense tenha um novo significado. Os apontamentos influenciarão iniciativas nas áreas pública e privada, além das discussões da nova Base Nacional Comum Curricular, que normatiza o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica.
PROGRAMAÇÃO
Em Chapecó, o evento inicia com recepção às 8 horas e abertura às 08h30. Às 9 horas haverá palestra sobre o tema “Competências necessárias para o profissional do século XXI. Como está a realidade do mundo do trabalho e a realidade de nossa educação atual?” e às 09h45 o painel “Fortalecendo o ecossistema em prol de uma melhor educação” contará com a participação dos jovens através de perguntas aos convidados. Na sequência, às 10h45, haverá aplicação da pesquisa “O olhar do jovem sobre a educação catarinense”, às 11 horas terá o momento Conexão Jovem, às 11h20 o “Conversando na praça: o que podemos fazer amanhã?”, seguido do encerramento, às 12 horas.
São apoiadores do evento a ADR Gered, ALT – Acessoline Telecomunicações, Cartola Fotografias, Codecal Home Center, Colégio Marista São Francisco, Grupo Dass, Prefeitura Municipal de Chapecó, Secretaria Municipal de Educação e Unoesc.
As inscrições para o evento podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/FSJhScIK0698ujHJ2.