Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BRNoticia SCz.Destaques

Ex-PM acusado de matar Ricardinho tem prisão com geladeira e TV

O ex-policial militar Luís Paulo Mota Brentano, acusado de matar, em janeiro de 2015, o surfista Ricardo dos Santos em Palhoça, na Grande Florianópolis, tem geladeira, ar-condicionado e televisão onde está preso, no batalhão da PM em Joinville, Norte do estado. Um ano e meio após o crime, ainda não há data para julgamento, como mostrou o RBS Notícias desta quarta-feira (13).

Brentano está preso no batalhão desde janeiro de 2015. É o mesmo quartel onde ele trabalhava. Ele foi levado pra lá um dia depois de ter disparado os dois tiros que mataram o Ricardo dos Santos, o Ricardinho.

Prisão com geladeira
A RBS TV teve acesso a um documento oficial do batalhão da PM que revela as condições da prisão. No documento, fica claro que o ex-soldado não está em uma cela. Ele está preso em um quarto dentro de uma residência que fica no batalhão. Antigamente, a casa era usada pelo setor de inteligência da PM.

Ainda de acordo com o ofício, Mota está acomodado em quarto amplo. Ali, ele tem cama, ar-condicionado, chuveiro, privada e até uma geladeira. A polícia autorizou que a família levasse uma televisão para o alojamento.

Ricardo dos Santos, o Ricardinho, foi morto após discussão em janeiro de 2015 (Foto: Reprodução/Instagram)

Além do quarto e do banheiro, o ex-soldado também tem direito a outro cômodo da residência, uma sala para receber visitas.

O relatório está anexado ao processo da morte de Ricardinho e foi assinado pelo atual comandante do batalhão da PM em Joinville, Nelson Henrique Coelho.

‘Ausência de tratamento igual’
O promotor de Justiça que acompanha o caso, Alexandre Carrinho Muniz, disse que esse tipo de privilégios não são comuns, mesmo em uma prisão especial. “Realmente causa estranheza. É uma ausência de isonomia, ausência de tratamento igual. Nós precisaríamos então que todos os presos provisórios se dispusessem dos mesmos recursos”.

O padrinho do surfista Ricardinho, Andrei Machado, recebeu a notícia com revolta. “Eu imaginei que ele estava num quarto, porque lá não é um presídio. Mas que ele tem uma sala, que ele tem televisão e que ele tem visitas que ele está numa casa e que ele toma sol no pátio, isso eu realmente eu não sabia. Isso deixa essa angústia ainda maior”.

Homenagem a Ricardo dos Santos na Guarda do Embaú, onde ele morava e foi morto (Foto: Renan Koerich/GloboEsporte.com)

Brentano foi expulso da PM no ano passado e, portanto, não teria mais direito de cumprir a prisão dentro do quartel. Mas a defesa dele conseguiu um habeas corpus no Tribunal de Justiça alegando que ele corria risco de vida se fosse transferido para um presídio, pelo fato de ser um ex-policial.

Em nota, o comando geral da PM informou que nenhum quartel de Santa Catarina possui celas para acomodar presos, mas sempre atendeu às demandas impostas pela Justiça. Disse que o tratamento dado à Mota é o mesmo de outros detentos que estão em prisão militar e lembrou que o pedido para cumprimento da pena no quartel partiu da defesa do ex-soldado e não da corporação.

O comando do batalhão em Joinville não quis se pronunciar. O advogado de Brentano, Leandro Nunes, negou que o ex-soldado tenha qualquer tipo de privilégio na prisão.

Homicídio triplamente qualificado
Mota foi denunciado por homicídio triplamente qualificado. Ele deve ir a júri popular, mas o julgamento ainda não foi marcado. Quem conhecia o surfista vive a angústia da espera.

“Acho que é importante para todo mundo. Tanto para o estado, quanto para a família, para todo mundo que sofreu a perda. Acho que é importante isso ter um fim agora, é fundamental”, disse o padrinho de Ricardinho.

Posts Relacionados

The Brands. inaugura em SP, com participação de empresa catarinense

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Muay Thai e autodefesa: como a arte marcial pode ajudar no dia a dia

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Audi Caxias do Sul promove evento exclusivo sobre investimentos

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Abono e pagamento nas férias são as principais dúvidas trabalhistas para 41% dos brasileiros