Exemplos catarinenses comprovam a aceleração da economia estadual acima da média nacional
Empresas do Grupo FG batem recorde de atuação em seus segmentos e fecham 2017 com índices positivos
Com 20 anos de atuação no segmento turístico, o Fazzenda Park Hotel comemora resultados acima do orçado e da média brasileira em 2017. Encerrou o ano com taxa de ocupação de 81,2% – em 2016 o índice havia ficado em 78,6%. O empreendimento tem 250 apartamentos em uma área de 2 milhões de metros quadrados e diversos atrativos em contato com a natureza. A empresa do Grupo FG é um exemplo da aceleração da economia estadual pós-crise nacional, acima da média do Brasil. “Comparado ao mercado, este nível recorde é, definitivamente, uma grande conquista”, destaca o presidente executivo do grupo FG Brazil Holding, Jean Graciola. O grupo é proprietário da FG Empreendimentos que também apresenta um balanço positivo no mercado da construção civil de luxo em Santa Catarina.
Este registro do Fazzenda Park Hotel reforça a retomada da economia nacional e a percepção de que ela cresce de maneira mais intensa em algumas regiões, principalmente em Santa Catarina. Apesar da instabilidade política econômica brasileira de praticamente 11 trimestres, o estado conseguiu forte representatividade ao longo de 2017. Está entre as menores taxas de desemprego (6,7%), registrou o maior crescimento nas vendas de varejo (12,4%) e teve o maior avanço da atividade econômica no país.
Dados do IBC-BR, índice do Banco Central para 13 estados que representa uma prévia do Produto Interno Bruto, Santa Catarina teve acúmulo positivo de 4,3% entre janeiro e novembro do ano passado, o melhor resultado do país. Em comparação, a média da economia brasileira avançou somente 0,97% no mesmo período.
Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) consideram este sucesso ao modelo econômico diversificado e descentralizado. Balneário Camboriú, por exemplo, tem sua força no turismo, nos serviços e principalmente na construção civil. Em 2017, somente a FG Empreendimentos, construtora que atende ao mercado de luxo, entregou mais de 300 unidades. “Nossos empreendimentos são cuidadosamente planejados e executados com o que há de mais moderno na construção civil, sempre focando na qualidade, segurança, conforto, sofisticação, rentabilidade e, claro, na satisfação plena de nossos clientes”, comenta Graciola.
A construtora embarcou no contexto promissor também no aumento de postos de trabalhos. Só no primeiro quadrimestre de 2017, foram 368 novas contratações, demonstrando a retomada e aceleração do mercado imobiliário. “No ano que passou, entregamos os empreendimentos Sky Tower, Vision Tower e Garden Village, totalizando mais de 300 unidades”, explica o diretor comercial da FG, Altevir Baron. No histórico da família FG, já foram entregues 48 empreendimentos, um total de mais de 2 mil unidades.