Projeto Tribos nas Trilha da Cidadania, desenvolvido há 18 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, está com inscrições abertas até o dia 21, inicia no dia 25 de maio e segue até o dia 29 de junho
Esperança é o termo que resume o ano de 2021. E é impossível falar de esperança sem pensar na juventude. Por isso, a ONG Parceiros Voluntários traz a Florianópolis o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que há 18 anos oferece formação para educadores e estudantes a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Com inscrições abertas até o dia 21 de maio, a iniciativa promoverá a capacitação de educadores e alunos da rede pública a partir do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio em questões de liderança cidadã e de fotografia.
Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o projeto Tribos acredita na potência da produção sociocultural para a construção da cidadania e por isso engloba aulas de fotografia e seus fundamentos para desenvolver reflexões sobre a realidade dos alunos. “Os participantes serão provocados para refletir sobre o cotidiano e o contexto sociocultural, assim como serão instigados a solucionarem questões, por meio de ações positivas que serão registradas em fotografias. Ao final teremos a publicação de um livro com as fotos produzidas por estes alunos”, avalia Nahas.
A exemplo do que foi desenvolvido em 2020 devido ao contexto de distanciamento social, toda a metodologia será aplicada de forma online. Todos os encontros serão realizados através da plataforma Google Meet. “Estamos vivendo um contexto conturbado e todo mundo está cheio de tarefas para fazer. Por isso, essa capacitação foi desenhada para ser um momento muito enriquecedor, leve e descontraído na sua rotina”, explica Márcia Anselmo, gerente do projeto.
A capacitação dos educadores acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, enquanto a dos alunos acontecerá do dia 08 a 29 de junho. O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania oferece a todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO e entregará um livro com as fotografias e os depoimentos dos estudantes sobre o projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: www.tribos.org.br.
O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é realizado pela Parceiros Voluntários como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e, em Florianópolis, é patrocinado pelo Facebook, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.