Exposição no Oceanic Aquarium em parceria com Projeto Tamar mostra como a interferência humana afeta espécies

Você sabia que quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção? De acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), são elas: tartaruga-de-couro (criticamente em perigo), tartaruga-cabeçuda e tartaruga-oliva (vulnerável), e a tartaruga-de-pente (em perigo). Entre as principais razões causadas pelo homem são: captura incidental na pesca e poluição.

Graças a ações desenvolvidas pelo Projeto Tamar, juntamente com outras instituições nesse mesmo sentido, a tartaruga-verde (Chelonia mydas) saiu da lista de espécies ameaçadas e passou para a categoria “quase ameaçada”, mas para permanecer nessa condição dependente de ações de conservação. E você se pergunta o que tem a ver com isso? Tudo. Cabe a cada um de nós ações individuais e em conjunto que garantam a preservação das espécies marinhas. Como por exemplo: descartar o lixo de forma consciente, denunciar a pesca ilegal, respeitar a desova e não tirar os ovos dos ninhos nas praias, colaborar com projetos como o Tamar, que trabalham na conservação da biodiversidade.

Até o próximo domingo (18) está sendo realizada no Oceanic Aquarium uma exposição em parceria com o Projeto Tamar. O visitante poderá aprender mais sobre os trabalhos da instituição em todo o Brasil por meio de réplicas de animais em tamanho real, cascos de tartarugas de verdade, ovos e filhotes conservados em álcool, placas explicativas, com o intuito de despertar a curiosidade e a consciência de cada pessoa para que seja aliada na conservação e nos cuidados com a fauna marinha.

“Queremos conscientizar as pessoas e engajar a importância de ações educativas na semana do combate à poluição. Desta forma, o Oceanic Aquarium reforça ainda mais a importância dos cuidados com o oceano e os animais marinhos. Você sabe que o plástico nos mares prejudica os animais. Mas quando você vê como isso acontece, o impacto é muito maior. Por isso a necessidade de mostras como essa. As tartarugas são as espécies que mais sofrem com o impacto de resíduos diversos”, explica Carla Rosário, Coordenadora do Departamento de Educação para Conservação do Oceanic Aquarium.

A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Como resultado desse esforço contínuo vem obtendo conquistas importantes: recuperação das populações comprovada; ampliação do conhecimento científico; apoio das comunidades litorâneas que cessaram o uso direto das tartarugas passando a protegê-las; sensibilização e apoio da sociedade em geral e a geração de recursos próprios (sustentabilidade).

Serviço

Oceanic Aquarium, rua 4000 – Barra Sul – Balneário Camboriú (SC)

De segunda a sexta das 9h às 18h

Finas de semana e feriados das 9h às 19h

*bilheteria fecha uma hora antes

R$ 79,90 e meia-entrada R$49,90

Foto: Divulgação