O objetivo do encontro foi debater alternativas para melhoria dos atendimentos de saúde no Estado de Santa Catarina. A defasagem dos valores da tabela SUS, exames de média e alta complexidade e o repasse dos recursos da União destinados para a Saúde catarinense foram alguns dos temas em pauta.
Fábio Flôr, aproveitou a oportunidade para falar da situação do Hospital Municipal Ruth Cardoso, e pedir ajuda. Administrado pela municipalidade, com atendimento totalmente gratuito, a unidade exerce função de hospital regional, porém não recebe qualquer recurso para cumprir a missão de atender a população de toda a região.
“Para se ter uma ideia, devido à sua função regional, o nosso hospital custa cerca de 3 milhões e duzentos mil Reais por mês ao município de Balneário, mas por conta do teto de remuneração estabelecido pelo SUS, nós recebemos do governo federal, pouco mais de R$800.000,00, havendo um déficit mensal de 2 milhões e quatrocentos mil Reais. O Ministro garantiu a mim que buscará uma alternativa para rever o nosso teto, fazendo assim com que seja ampliada a nossa remuneração com SUS” afirmou.
Para coroar o encontro, o ministro Ricardo Barros, convidou o parlamentar Fábio Flôr para uma audiência, no Ministério da Saúde, em Brasília, para em conjunto, construírem alternativas possíveis.