Famap realiza atividade sobre maus tratos animais em Porto Belo
A Administração do Município de Porto Belo através da Fundação do meio Ambiente vem realizando atividades voltadas para a conscientização das pessoas sobre os cuidados que devem ter com os animais domésticos e o incentivo a adoção em escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte do projeto “Adote, não maltrate” e o foco são alunos da Educação Infantil, que frequentam os Núcleos de Desenvolvimento Infantil da cidade.
Em visitas às turmas participantes, uma história é contada sobre o cachorrinho Valente, ilustrado por um ursinho de pelúcia que acompanha o momento. Também são realizadas atividades lúdicas com pinturas e desenhos. As atividades são ministradas pela engenheira florestal com formação em Educação Ambiental Daniela Melchioretto, que atua como diretora de Educação Ambiental, Parques e Reservas na Famap.
A presidente da Famap Ana Paula Bunn destaca a importância de conscientizar as crianças quanto os cuidados com os animais e principalmente a adoção, para que estes já possam crescer longe da cultura dos maus tratos e abandono.
Os direitos dos animais devem ser respeitados. A Lei 9.605 de 1998 prevê pena para todo aquele que praticar ato de abandono e maus-tratos aos animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. As penas, vão de multa a detenção dependendo da gravidade.