Feira demonstra potencial empreendedor de estudantes
Desenvolver o empreendedorismo desde cedo com pequenas atitudes que estimulam um comportamento financeiro consciente é a proposta do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) desenvolvido pelo Sebrae/SC, que também busca disseminar em instituições de ensino, a inovação e o protagonismo juvenil.
Entre as ações do programa se destacam o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que teve a 3ª edição realizada na escola Duque de Caxias, no município de Passos Maia, na última semana. A consultora credenciada, instrutora do JEPP e mestre em educação, Odilene Ozelame comemorou os resultados por estimular hábitos empreendedores. “A ação encantou os participantes e os alunos surpreenderam pelo bom atendimento, dedicação e muita criatividade”.
As atividades contaram com oficinas, apresentações culturais, exposição e venda de produtos manuais e artesanais. A gestora da escola Tanara Comunello avaliou positivamente a intervenção do Sebrae e destacou o envolvimento conjunto com a Secretaria da Educação. “É um trabalho grandioso e os objetivos se encontram na formação, no conhecimento e, em contrapartida, nos tira da rotina de sala de aula que se torna cansativa, tanto para os alunos quanto para os professores”. A gestora acrescenta o gosto dos alunos pelo programa e as mudanças significativas no desempenho. “O Jepp oportuniza atividades diferentes. É um trabalho com resultados expressivos, muitos positivos e contribui com o desenvolvimento da escola, vem reforçar o trabalho em sala de aula, auxilia na formação, na escolha do futuro profissional, na vida social e na comunidade”.
O professor Carlos Alberto Zenaro, em conjunto com os alunos do 4º ano expôs uma locadora de produtos e um brechó com roupas e calçados usados. A atividade no JEPP estimulou a negociação, compra e venda e os produtos variaram entre R$ 2 e R$ 10. Sobre a terceira edição, Zenaro indicou uma boa adesão e disse que a turma está satisfeita com o resultado. “Essa proposta faz com que os alunos se tornem jovens empreendedores para a vida e para o futuro”.
Também foram disponibilizadas bicicletas e cama elástica para locação no valor de R$ 0,50. Os alunos do 8º ano realizaram a entrega de mudas de árvores frutíferas e nativas por meio de parceria com a Celulose Irani. “O Jepp oportuniza grande conhecimento desde criar um negócio e o que é necessário para mantê-lo e vem para transformar toda uma estrutura. A cada ano temos melhores resultados”, indica o professor.
Idealizadora do projeto, a professora Geni Mantovani foi a precursora do Jepp em Passos Maia. “Na época, em 2015 tínhamos algumas insegurança, mas foi uma grande ideia e hoje, no terceiro ano, só contribuiu para que as crianças compreendam o que é empreender”.
Geni citou o exemplo de um aluno vendendo um vaso de flor, falando ao microfone em frente aos colegas, mostrando o produto, características e valor, algo que na primeira edição era difícil imaginar. “Isso reflete o desenvolvimento das atividades e de que estão tomando consciência de suas aptidões”.
O professor Leonildo Maggioni trabalha com o 3º ano e diz que o Jovens Empreendedores Primeiros Passos estimula a criatividade. “Resgatamos muitas coisas da nossa infância com o projeto e isso nos deixa maravilhados”. Entre as principais mudanças com o programa, Leonildo destaca o comportamento e a auto-organização. “O Jepp ajudou na organização. Em saber economizar, como utilizar o dinheiro e auxiliou muito nas aulas de matemática e português. Quando você tem um objetivo e quer alcançar precisa ter organização, parte de você e é essencial. É muito prazeroso trabalhar com o programa.”
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou a importância do projeto e a inserção nas escolas, espaço onde ocorrem as transformações e oportunizam os jovens a escolher o futuro. “As boas atitudes são reflexos dos bons exemplos e isso é o que o JEPP propõe. Orientar e promover ações que desenvolvam a educação financeira e ideias de empreendedorismo utilizando os alunos como instrumentos fundamentais e transformadores do processo.”