Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Festival de Basquete em Cadeira de Rodas em Joinville celebra inclusão e conquista de jovens atletas

O Festival marca o encerramento do Projeto Semear Basquetebol em Cadeira de Rodas para Todos, que atuou em oito escolas estaduais de Joinville, durante os meses de março a outubro.

O Centro de Treinamento Ivo Varella foi palco de um evento histórico no último dia 30 de outubro, o Festival de Basquete em Cadeira de Rodas, que marcou o encerramento do Projeto Semear Basquetebol em Cadeira de Rodas para Todos. Organizado pelo Centro Esportivo para Pessoas Especiais de Joinville (CEPE) e com apoio financeiro do Fundo da Criança e Adolescente (FIA) e do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, o projeto promoveu uma experiência transformadora para estudantes da rede pública estadual da cidade de Joinville, com foco na inclusão e valorização da diversidade.

De março a outubro deste ano, alunos das oito escolas cadastradas no projeto participaram de aulas itinerantes, na qual recebiam 10 cadeiras de rodas para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência durante a aula. Acompanhados pelo coordenador Aldo Pavesi, atleta da equipe profissional do CEPE, as aulas aconteciam a cada vintes dias. Além disso, foram desenvolvidos diversos jogos educativos da modalidade, como quebra-cabeça, jogo da velha e dominó, que foram distribuídos nas instituições. Essas atividades visaram apresentar o esporte paralímpico de maneira prática e educativa, quebrando barreiras, incentivando a inclusão e fortalecendo o Programa Educacional de Cultura Paradesportiva do CEPE.

No encerramento, os alunos participaram de uma manhã festiva repleta de atividades lúdicas, jogos e desafios. Um dos momentos de maior entusiasmo foi o “Jogo do Desafio”, onde os professores e alunos tiveram a oportunidade de competir contra os atletas do CEPE Raposas do Sul, criando uma experiência inclusiva e celebrando o esporte em todas as suas formas.

Essa iniciativa inédita no Brasil trouxe a modalidade de basquete em cadeira de rodas para mais de mil adolescentes, e culminando na participação de 70 crianças no festival de encerramento, consolidando Joinville como referência na prática e promoção do esporte paralímpico em escolas. Com a concretização do projeto, o CEPE democratizou o conhecimento da modalidade em 37 instituições de ensino, em um período de um ano. Com isso, o Centro Esportivo para Pessoas Especiais busca fomentar uma cultura duradoura do basquete em cadeira de rodas escolar, conscientizando alunos com e sem deficiência sobre o potencial inclusivo do esporte.

Posts Relacionados

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro

Balneário Camboriú lança edital para ações de educação ambiental na temporada de verão

Estudantes brasileiros vão disputar a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica na Costa Rica

Semana começa quente e termina com temperaturas mais baixas em Balneário Camboriú

Caravana de Natal da Coca-Cola passará por Balneário Camboriú e Camboriú no dia 30 de novembro

Prefeitura de Camboriú abre inscrições para Processo Seletivo na Educação