Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SCzEsporte

Festival de Surf para Autistas reuniu mais de 50 crianças na Praia de BC

Os sentimentos de alegria e superação marcaram o sábado (12) em Balneário Camboriú com a realização da “2ª edição do Festival de Surf para Autistas”. O evento levou mais de 50 crianças para surfar na Praia Central e contou com a ajuda de 90 voluntários. A felicidade das crianças era tão contagiante que quem passava pela praia também parava para ver a emoção a cada onda surfada.

Após três temporadas de verão oferecendo aulas de surf como terapia para crianças autistas da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral, o instrutor de surf e organizador do evento, Túlio Ferri, decidiu fazer em 2015, o 1º Festival de Surf para autistas, algo inédito na região, e que teve um resultado surpreendente. O número de interessados em participar e apoiar o evento foi tão grande, que o Festival chegou a sua 2ª edição com muito sucesso.

 

Uma equipe do Projeto “Surf Azul” que atua em Florianópolis também esteve presente no Festival para ajudar os pequenos com o surf. Entre eles, a psicóloga Sara Montuchô, 26, que caiu na água e sentiu de perto a alegria das crianças com a experiência do esporte.

“Essas crianças têm uma sensibilidade muito aguçada, e a maioria dos tratamentos que são proporcionados a elas, são em ambiente fechado, e essa é uma oportunidade de estar fazendo essa atividade assistida na praia, onde tem uma quantidade de estímulo muito grande, da água, da areia, do vento, as pessoas falando. A gente nota na hora que a criança está entrando pela primeira vez na água, que ela tem o medo, apreensão, tudo, mas ai pegou a primeira onda, vem o sorriso no rosto e ai já quer a próxima, é uma atividade muito enriquecedora para eles” conclui Sara.

Quem também acompanhou o evento foi Ângela Correa, 34, mãe da Thainá que participa do projeto de surf há três anos. “A Thainá já gostada de ir à praia, a água acalma ela também, mas melhorou muito depois que entrou para o projeto de surf, na autonomia, ela se sente importante, tem o contato com os amigos, para ela é show de bola também participar do festival, tem o incentivo da medalha, da nota, tudo ajuda no desenvolvimento dela. Com o tratamento da AMA e essas atividades extras ela melhorou muito, antes tinha autismo severo e hoje em dia está com autismo leve e muito feliz” revela a mãe.

Para Thainá o surf é especial e o que ela mais gosta quando entra no mar é sentir a adrenalina do esporte. “Gosto muito de encontrar meus amigos e o professor Túlio, acho até fácil subir na prancha, o surf tá no sangue” ressalta com um sorriso no rosto.

O Festival de Surf para Autistas foi organizado por Túlio Ferri da Surf Escola BC com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral patrocinadores e Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Esportes (FMEBC).

Sobre o Projeto
Há cerca de quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança. O projeto tem apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Desde que iniciou este projeto, cerca de 30 crianças com autismo já aprenderam a surfar com ele. Foi desta iniciativa que surgiu o Festival. A procura pelo evento é tão grande que, para este ano as inscrições já estão encerradas.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina