Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Festival internacional de cinema tem programação gratuita em Garopaba

Mais de 30 filmes produzidos no Brasil, Palestina e em países da América Latina e Europa serão exibidos entre os dias 4 e 9 de novembro na 3ª edição do FICA

 

Com o objetivo de democratizar o acesso e exibir gratuitamente filmes de temáticas socioambientais, e ainda promover um amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável, Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, recebe entre os dias 4 e 9 de novembro de 2024 a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba.

 

Segundo Cristovam Muniz Thiago, que é o coordenador do festival, durante a programação serão exibidas mais de 30 obras cinematográficas, produzidas no Brasil, Alemanha, Argélia, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, Palestina, Peru, Portugal e Reino Unido. todas com foco na questão ambiental.

 

“Um dos destaques desta edição será a exibição do documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O filme que estreou no Festival de Cannes e já recebeu diversas premiações, inclusive recentemente no Rio de Janeiro, será exibido pela primeira vez na região Sul do Brasil”, compartilha Cristovam.

 

No @fica.garopaba é possível acompanhar a programação completa do festival que vai contar com ações gratuitas presenciais e com classificação livre na tenda montada na Praça Central e em espaços culturais e educacionais de Garopaba. Também estão programadas atividades gratuitas nas cidades de Imbituba, Laguna e Florianópolis. Nesta edição, a expectativa dos organizadores do FICA, é que mais de 2.300 pessoas participem das ações do festival.

 

O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.

 

Filmes catarinenses

A programação da 3ª edição do FICA Garopaba foi dividida em cinco mostras: Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses.

 

Na lista dos filmes produzidos em Santa Catarina estão “Eglê”, da diretora Adriane Canan, que conta a trajetória da catarinense de Tubarão, Eglê Malheiros, de 96 anos, que é exemplo da presença feminina na história do cinema catarinense, o documentário “Plantadeira”, que aborda a importância das plantas em seus diversos usos e marca a estreia de Sheide Mara como diretora, e o curta-metragem “A Última Primavera”, dirigido por Michelly Hadassa, promete ser uma das sensações do FICA Garopaba. É que a produção, que conta com parte da equipe e elenco da cidade do Litoral Sul de SC, foi premiada recentemente pelo Júri Popular no 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, em Florianópolis.

 

Programação em Laguna, Imbituba e Florianópolis

A 3ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba terá exibições gratuitas nas cidades de Imbituba, Laguna e Florianópolis.

 

Na terça, dia 5 de novembro, haverá exibições gratuitas em Laguna. Na Udesc serão exibidos dois filmes, às 10h, será apresentado o filme “Não Haverá Mais História Sem Nós”, e às 15h30, “Luta da Erva”. Já no horário das 19h, o filme “Sekhdese”, vai ser exibido no Cine Mussi.

 

Em Imbituba, a programação será na quarta, dia 6. Às 9h e às 14h será realizada a Mostra Infantil e às 19h o filme “Rejeito” será apresentado. As atividades acontecem no Teatro Usina.

 

Na Capital, as exibições também acontecem no dia 6. A partir das 20h serão exibidos os filmes “Forrageadores” e “Paradiso XXXI, 108”, ambas da Palestina, no Bugio do Centro. Após será realizado um debate com a participação de Rafiqa Salam e Jones Manoel.

Foto: Divulgação

Posts Relacionados

Warung Beach Club celebra 22 anos nesta sexta-feira, com noite histórica ao som de Sasha & John Digweed

Feriadão é na Zoom, em Balneário Camboriú

De graça: confira seis exposições de arte abertas para visitação em Florianópolis

Cor do Pano abre as portas em Balneário Camboriú

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes

Papas da Língua celebra 30 anos em Curitiba

Dia Nacional do Livro: ranking dos títulos mais buscados no país tem os best-sellers “É Assim Que Acaba” e “Café com Deus Pai”; confira

Cidades Invisíveis e Temple Of Runner lançam coleção colaborativa com foco no impacto social e esportivo

Cineastas de Bombinhas produzem filme sobre dilemas de senhora que viveu em ilhas de faróis na infância

Mais de 3 mil pessoas participaram da 3ª edição do FICA em Garopaba