Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

FIESC, SESI e SENAI apresentam soluções e estreitam relações com prefeituras do Vale do Itajaí Mirim

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), SENAI e SESI da região de Brusque promoveram, na manhã desta quarta-feira (15) um encontro de aproximação entre instituições e prefeituras municipais de Brusque, Nova Trento, Guabiruba e Botuverá, além das secretarias de Educação. O objetivo da reunião foi de debater o cenário empresarial e industrial da região, e buscar soluções para demandas que surgem das empresas relacionadas principalmente aos profissionais especializados.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro de 2023 foram criadas 101.062 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil conforme dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor da indústria foi um dos que mais gerou vagas, com 16.486 oportunidades.

Há alguns anos, contudo, têm-se notado a falta de mão-de-obra em diversos segmentos de trabalho e, conforme Silvana Meneghini, diretora do SENAI e SESI, este problema ultrapassa o estado e chega a ser uma demanda nacional.

“Nossa intenção com este encontro é que, em conjunto, consigamos alcançar soluções para este problema de falta de profissionais especializados. SESI e SENAI como instituições de ensino, juntos com o poder público municipal, podem construir alternativas que promovam o despertar deste jovem para o mundo do trabalho,  bem como desenvolvermos alternativas de requalificação para aquelas pessoas que já estão no mercado,  porém buscam uma evolução profissional”, completa ela.

Durante a reunião, o SENAI apresentou cursos que podem despertar o interesse dos jovens ainda em fase escolar, como de Aprendizagem Industrial e Gestão Financeira, por exemplo.

A intenção, conforme esclarece Silvana, é de que os estudantes tenham contato desde cedo com novas profissões e, assim, possam fazer escolhas profissionais que agradem seu gosto pessoal e que também sejam ofertadas em larga escala na região.

De acordo com o prefeito de Brusque, André Vecchi, o município tem “uma lista constantemente aberta no SINE com vagas aguardando o preenchimento, mas sem mão de obra qualificada, pessoas sem formação”, explica. Por esta razão o incentivo à educação se torna tão importante dentro das escolas e comunidades.

O desafio é apresentar oportunidades para que jovens, e pessoas que busquem novas áreas de atuação e um recomeço na carreira, tenham interesse pelas ofertas industriais. De acordo com o vice-presidente da FIESC na regional de Brusque, Edemar Fischer, apresentar essas carreiras no início da educação pode ser uma alternativa.

“Somos cobrados pela escassez de mão de obra qualificada e notamos que este não é um problema isolado. Por isso alguns cursos, ainda que breves, já dão uma noção para o estudante que está na escola e pode despertar o interesse para o ramo industrial”, completa ele.

Posts Relacionados

Escolas SESI de Itajaí promove evento para mostrar projetos inovadores de estudantes

Águas de Penha revitaliza poços tubulares para garantir abastecimento de qualidade

Vendas de imóveis superam R$ 1,1 bilhão em Balneário Piçarras no primeiro semestre de 2024

Fort Atacadista inaugura Açougue Carne Fresca em Itajaí

Penha além do parque: cidade desponta como novo potencial de turismo náutico

Nova fachada do Riviera Business e Mall chama à atenção com jardim vertical de mais de 300 m²

Águas de Penha distribui mais de 1,8 bilhão de litros de água tratada no primeiro semestre de 2024

Mercado Público sedia jam sessions e rodas de choro do 26º Festival de Música de Itajaí

Águas de Penha intensifica orientação aos moradores do bairro Gravatá de como se ligarem à rede de esgoto

Entrega da Torre Brisa, primeira etapa do complexo Torres da Brava, da Lotisa, marca nova geração de empreendimentos na Praia Brava