Fiscalização eletrônica reforçará segurança viária nas Avenidas Panorâmica e Martin Luther

0

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), através de um levantamento técnico realizado pela equipe de engenharia de tráfego, verificou a necessidade de implantação de dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade em dois importantes eixos estruturais da cidade: a Avenida Panorâmica e a Avenida Martin Luther.

A previsão é que a implantação seja realizada na primeira quinzena de novembro. Na Avenida Panorâmica, o equipamento deve ser instalado na descida, nas proximidades da Rua Aqueduto. Já na Avenida Martin Luther, a fiscalização será colocada no novo trecho, próximo à Rua Mergulhão.

O estudo, elaborado em conformidade com a Resolução nº 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apontou índices elevados de desrespeito ao limite de velocidade, atualmente fixado em 50 km/h nas duas vias.

Na Avenida Panorâmica, foram registradas 126 medições, sendo 69% dos veículos flagrados acima do limite permitido, com velocidade máxima de 74 km/h. Já na Avenida Martin Luther, o levantamento registrou 147 medições, com 68% dos veículos trafegando acima da velocidade permitida e velocidade máxima de 114 km/h.

“Além do excesso de velocidade, o estudo considerou fatores como volume diário de tráfego superior a 30 mil veículos, características geométricas das vias, presença de aclives acentuados e circulação de usuários vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas”, explicou o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho.

A fiscalização eletrônica visa não apenas coibir o excesso de velocidade, mas também atuar como instrumento de gestão do tráfego urbano, permitindo a coleta contínua de informações sobre o comportamento do fluxo de veículos e subsidiando políticas públicas de mobilidade segura.

“A Avenida Panorâmica, inclusive, apresenta histórico de sinistros, com registro de um óbito em 2025, além de múltiplos acidentes com vítimas leves e danos materiais. De acordo com o relatório, o desrespeito generalizado aos limites de velocidade compromete a segurança viária e contraria os princípios da mobilidade segura e humanizada, previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012)”, enfatizou.

Diante disso, a implantação da fiscalização eletrônica é considerada medida preventiva e urgente, voltada à redução de acidentes e à reeducação dos condutores, fortalecendo o compromisso da administração municipal com a preservação da vida e a segurança no trânsito.

___________________
Informações Adicionais:

Segurança Pública
(47) 3267-7190

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e foto: Mateus Silva
(47) 3267-7022