Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Fisioterapeuta do Hospital Marieta dá dicas básicas para recuperação de pacientes pós-internação por Covid-19

Após passar um período internado devido à Covid-19, o paciente precisa continuar sua recuperação em casa.

Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas para auxiliar no processo. O fisioterapeuta Yuri Góss, do Hospital Marieta, separou algumas dicas que podem fazer a diferença no dia a dia de quem está se recuperando das sequelas que o vírus deixou.

Durma bem

Algo muito importante é a qualidade do sono. É preciso que o paciente que recebeu alta da internação preze por uma boa noite de sono e tente manter horários fixos e para dormir e número de horas de sono usuais. Afinal, enquanto dorme o corpo se recupera, renovando a energia que a pessoa tanto precisa durante o dia.

Boa alimentação

Ter uma boa alimentação, na verdade, é imprescindível para todas as pessoas, mas principalmente para alguém que está se recuperando da Covid-19. É preciso optar por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, etc. Uma boa alimentação dará força para a pessoa e compensará o esforço aumentado que o corpo está fazendo para se recuperar por completo. A orientação de um nutricionista é muito valiosa.

Se ainda fuma, precisa parar

Se o paciente é tabagista, ele precisará largar de vez o cigarro. Um dos órgãos mais prejudicados com a Covid-19 é justamente o pulmão, por isso, voltar a fumar nem deve ser cogitado, pois os pulmões já estão prejudicados e fumar piora a função pulmonar. Caso tenha dificuldade, procure ajuda médica e psicológica.

Técnicas de conservação de energia

Essas técnicas são muito bem-vindas para pacientes que, enquanto estavam internados, necessitaram do uso de ventilação mecânica, e consequente a qualidade de vida fica extremamente afetada por, em média, seis meses. Elas servem para pessoas que sentem dificuldade em fazer atividades do dia a dia, como por exemplo: levantar os braços ou se agachar elevam o gasto energético, então o recomendado é que a pessoa coloque as roupas que mais usa na altura do quadril e dos ombros. O mesmo se aplica no chuveiro, como deixar os itens de banho na mesma altura. A pessoa também pode instalar barras de apoio para dar mais segurança, ou se preferir, usar uma cadeira de banho, assim gastará menos energia e estará mais seguro.

 

            Outras dicas de exercícios de respiração e alongamento podem ser conferidos na página do Facebook ou no Instagram do Hospital Marieta.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro