Foi realizada das 8h do dia 20 até as 12h desta quarta-feira, 21, mais uma edição da Operação Enafron. A Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) é uma iniciativa do Governo Federal, que em parceria com os governos estaduais busca a potencialização dos recursos policiais na faixa de fronteira, buscando diminuir a permeabilidade das fronteiras e redução dos índices de criminalidade com investimentos na segurança pública e a realização de operações policiais.
Desta forma, as polícias Militar e Civil de Santa Catarina, com apoio da Polícia Militar do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal, realizaram um total de 33 ações policiais abrangendo uma faixa de até 150 quilômetros de distância na fronteira com a Argentina. Com foco no combate aos crimes de contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas e de armas, foram realizadas barreiras policiais, vistorias em bares e ações de abordagem e vistoria de ônibus em terminais rodoviários.
Um total de 211 policiais das três forças policiais foram empregados na operação, sendo utilizadas 93 viaturas e um helicóptero nas ações.
A Polícia Militar participou com os efetivos da 9ª Região de Polícia Militar Fronteira (RPM/Fron) e da 4ª RPM/Fron.
Durante a operação, 958 veículos foram abordados, seis bares vistoriados e 1.351 pessoas abordadas e identificadas. Foi detida uma pessoa por posse de drogas, foram cumpridos dois mandados de prisão e apreendidas 41 gramas de maconha. Foram ainda expedidas 21 notificações de trânsito e um veículo foi apreendido. Outras ações ainda poderão ser realizadas nos próximos dias buscando a manutenção da tranquilidade pública na faixa de fronteira.
Fotos: guarnições PM/PC